Pular para o conteúdo principal

AJUSTE DE STATUS

Como ajustar o status nos EUA, saindo de um visto de não imigrante para visto de imigrante.

Um “ajuste de status” (AOS) refere-se ao processo pelo qual um alienígena fisicamente nos Estados Unidos envia uma petição aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) para ajustar sua condição de não-imigrante para imigrante, ou seja, status de residente permanente. Ser elegível para ajustar o status pode ser pensado como a diferença entre um alienígena se tornar um detentor de Green Card - ou não.

Visão Geral 
De acordo com a Lei de Imigração e Nacionalidade (INA), certos estrangeiros que foram inspecionados, admitidos ou conduzidos nos Estados Unidos e que cumprem todos os requisitos para um Green Card podem solicitar um AOS. O pedido é enviado através do formulário I-485.

No passado não muito distante, para o ajuste baseado no emprego de solicitações de status, o USCIS permitia que um estrangeiro registrasse um Formulário I-485 somente depois que sua petição de imigração subjacente fosse aprovada. Em 31 de julho de 2002, no entanto, a agência predecessora do USCIS, Serviço de Imigração e Naturalização (INS), implementou uma nova regra permitindo o registro simultâneo de um I-485 e uma petição Form I-140 , contanto que um número de visto esteja disponível para o beneficiário no momento da apresentação. O arquivamento simultâneo é tipicamente associado aos beneficiários EB-1 e EB-2.

Um alienígena não pode simplesmente escolher ajustar seu status. Em vez disso, um alienígena deve ser elegível para fazê-lo. Há uma série de requisitos que os estrangeiros devem cumprir para enviar uma petição do AOS.

Para alguns estrangeiros, ou seja, aqueles que acumularam 180 dias ou mais de presença ilegal, a importância de ser elegível para apresentar um AOS não pode ser exagerada. Acumulando um mínimo de 180 dias de presença ilegal, desencadeia uma barra de tempo para os estrangeiros que tentam reentrar no país a partir do estrangeiro. Se uma pessoa com pelo menos 180 dias de presença ilegal se qualificar para uma solicitação de ajuste, ela não precisará sair dos Estados Unidos e, como resultado, não terá que suportar uma barra de tempo (penalidade) para poder retornar ao país.

Benefícios 

Conforme mencionado acima, a solicitação de um AOS significa que um alienígena chegou à etapa final de obtenção de um Green Card. Uma vez que o pedido AOS é aprovado, o peticionário ganha status de residente permanente nos Estados Unidos, o que significa que ele pode viver e trabalhar no país indefinidamente, e talvez no futuro se tornar um cidadão norte-americano naturalizado.

Além disso, três benefícios significativos redundam em candidatos AOS. Enquanto uma petição I-485 está pendente, o candidato pode simultaneamente:
·         Candidate-se à liberdade condicional antecipada (Advance Parole), que permite que um estrangeiro viaje para o exterior e reingresse no país sem ter primeiro que obter um visto.
·         Candidate-se a um documento de autorização de trabalho (EAD), mais comumente chamado de “permissão de trabalho”, que permite que um estrangeiro trabalhe por salários nos EUA.
·         Permaneça legalmente nos Estados Unidos sem ter que manter o status de não-imigrante que o alienígena tinha anteriormente.

Fora dos Estados Unidos? 

Estrangeiros que vivem no exterior não são elegíveis para um AOS. Em vez disso, eles são obrigados a passar pelo processamento consular de seus vistos de imigrante em uma embaixada ou consulado dos EUA em seus países de origem ou, alternativamente, em países de residência estrangeira.

Dado o processo muitas vezes complicado e os altos riscos que envolvem uma chance de residência permanente nos Estados Unidos, é imperativo que os estrangeiros que buscam ajustes consultem um experiente advogado de imigração.

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA