Pular para o conteúdo principal

QUAL SERÁ O PRÓXIMO ALVO DE TRUMP? 
OPT para Estudantes Internacionais e Visto H1B

Na Quarta Feira dia 06 de maio Os Senadores Republicanos Tom Cotton, Ted Cruz, Chuck Grassley e Josh Hawley enviaram carta ao Presidente Trump solicitando a suspensão imediata do visto H1B e do OPT para estudantes internacionais.
No teor da carta os mesmos diziam que não existe razão para que os Americanos natos devam competir no mercado de trabalho agora sob a pressão do vírus chinês com estrangeiros. 

O programa denominado OPT (Optinal Pratical Training) de acordo com estes senadores é um grande vilão que tira os empregos dos Norte Americanos.  De acordo com os dados apresentados em 2019, 223.000 estudantes aplicaram para trabalho por meio do OPT e estes trabalhos deverão ir para as mãos dos Americanos natos.

Apesar de o número de estudantes internacionais ter caído assustadoramente e muitas universidades estão sofrendo para preencher suas vagas, o governo Trump fala em cortar o atrativo que é poder trabalhar legalmente nos EUA após concluir os estudos.

O governo Trump pode impor novas restrições aos estudantes que desejam trabalhar nos Estados Unidos após a graduação, através do OPT (Optinal Pratical Training - Treinamento Prático Opcional). Novas medidas também poderiam ser voltadas para estudantes da China,  a maior fonte de estudantes internacionais para universidades dos EUA.

Em 22 de abril de 2020, o governo emitiu Ordem Executiva Presidencial suspendendo a entrada da maioria dos novos imigrantes por pelo menos 60 dias e ordenou uma revisão de 30 dias para recomendar novas restrições aos portadores de visto temporário.

Em 27 de abril de 2020, uma entrevista de rádio com Brian Kilmeade, o secretário interino de Segurança Interna, Chad Wolf, indicou que o OPT  é o próximo alvo da administração. Kilmeade perguntou sobre o argumento do senador Tom Cotton de que os estudantes deveriam ser proibidos de estudar em áreas técnicas nos Estados Unidos, porque principalmente os chineses voltam à China com conhecimento de ponta.

"Do ponto de vista do Department of Homeland Security, certamente estamos muito preocupados com o número de programas de vistos que os estudantes chineses podem usar para entrar no país e estudar e ficar e, eventualmente, trabalhar", disse Wolf. “Vimos que alguns desses programas foram potencialmente abusados no passado. Este é um trabalho que já está em andamento no Departamento. (NOTA: Se os estudantes chineses forem afetados todos estudantes do mundo inteiro serão afetados).

Sabemos que o senador Cotton é muito franco sobre a China e suas preocupações. O Homeland Security também está nesse assunto há um certo período de tempo. Novamente, teremos uma série de recomendações, e algumas delas podem incluir estudantes sobre o que chamamos de OPT, e muitos deles são utilizados por estudantes chineses que poderiam ficar aqui e trabalhar. Então, sim, é uma preocupação que o Departamento.

Dr. Witer DeSiqueira, esq.
Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA