Pular para o conteúdo principal

PORTADORES DE VISTO DE TRABALHO H1B QUE PERDERAM O EMPREGO TÊM QUE DEIXAR OS EUA

Portadores de visto H1B, voltado para estrangeiros qualificados, ficaram sem trabalho por causa da pandemia e terão que voltar para os seus países de origem.

Assim como milhões de trabalhadores americanos, imigrantes em todos os EUA perderam o emprego por causa da epidemia do coronavírus. Mas a situação é complicada para estrangeiros portadores de visto de trabalho, como o H1B, por exemplo. Eles não podem ter acesso ao seguro-desemprego e, se não encontrarem outro empregador, terão que voltar aos seus países de origem.
Reportagem do jornal The New York Times mostra que muitos profissionais como engenheiros de computação, cientistas, arquitetos e outros trabalhadores qualificados perderam seus empregos. Eles pagam seus impostos em dia, mas dependem do trabalho para permanecer legalmente nos EUA.
Rejish Ravindran trabalhava como analista de uma fábrica de sapatos e foi contratado com o visto H1B há dois anos. Ele foi dispensado. A empresa recentemente deu entrada em sua residência permanente, mas o processo pode demorar anos para se concretizar. “Tudo estava indo bem, eu pensei que ficaria no Michigan para sempre. Eu e minha esposa, que é enfermeira, tínhamos planos de comprar uma casa, mas agora nosso futuro é incerto”.
Os trabalhadores com visto H1B não têm autorização para procurar trabalho em outro lugar, por exemplo, em uma pizzaria. O visto deve obedecer a diversas exigências, entre elas, um empregador da área de atuação do estrangeiro deve ser o patrocinador do visto.
“Esses estrangeiros foram colocados no limbo. Eles não podem sair e procurar qualquer outro trabalho. São diversas exigências, entre elas, um certo valor de salário”, disse o diretor da American Immigration Lawyers Association, Shev Dalal-Dheini.
Desde que a crise do coronavírus atingiu em cheio os EUA, o presidente Trump deixou claro que não tem interesse em incentivar que imigrantes legais fiquem no País “e peguem empregos dos americanos”. O presidente suspendeu, inclusive, a emissão de green cards no dia 22 de abril por 60 dias.
Em 2020, 421.276 pessoas são portadoras do visto H1B nos EUA, muitos são indianos que trabalham na área de tecnologia.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: oxfordusa.com/Carlo Barbieri


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA