Pular para o conteúdo principal

QUANTO TEMPO DEMORA A ESPERA PELA DATA DE PRIORIDADE DE UM PROCESSO DE IMIGRAÇÃO?

Como os possíveis imigrantes nas "categorias de preferências" podem acompanhar seu progresso em relação à disponibilidade de vistos usando o Boletim Visa.
Parte inferior do formulário
Se você é uma pessoa nascida no exterior que está sendo patrocinada por um green card baseado na família ou no emprego e está em uma categoria de solicitante que enfrenta limites numéricos anuais de vistos, pode esperar uma longa espera. Exatamente quanto tempo depende da categoria em que você está sendo patrocinado e da oferta e demanda nessa categoria, combinada com os limites de vistos por país que normalmente tornam a espera especialmente longa para as pessoas do México, Filipinas, China e Índia.

Você não saberá com certeza quanto tempo terá que esperar até que a espera termine, embora possa acompanhar o progresso das pessoas que se inscreveram antes de você, mês a mês. Este artigo ajudará você a entender a mecânica dessa espera e como lidar com ela.
Embora falemos sobre o número de "vistos" disponíveis, queremos dizer o número de pessoas que podem receber residência permanente, seja por meio de um visto de imigrante ou de um green card. (As pessoas que ajustam seu status para residentes permanentes nos Estados Unidos não precisam de visto para isso, mas ainda precisam ter um número de visto ou um “espaço” de green card disponível para eles.)
As categorias de preferência Visa
Aqui está como as preferências baseadas na família e no emprego são organizadas:
Preferências para vistos familiares
  • Primeira preferência: os filhos ou filhas solteiros de um cidadão americano com mais de 21 anos e, portanto, não são mais considerados filhos. (Se ainda fossem crianças, poderiam se qualificar como parentes imediatos, que são imediatamente elegíveis para vistos.)
  • Segunda preferência: a segunda categoria de preferência é composta de duas subcategorias, cada uma com diferentes períodos de espera. Na subcategoria 2A, cônjuges ou filhos ou filhas solteiros com menos de 21 anos de idade de um residente permanente (portador de cartão verde). Na subcategoria 2B estão os filhos e filhas solteiros com mais de 21 anos de idade de um residente permanente (eles geralmente esperam mais que 2A).
  • Terceira preferência: os filhos ou filhas, casados, de qualquer idade, de um cidadão dos EUA.
  • Quarta preferência: irmãos ou irmãs de um cidadão dos EUA. O cidadão deve ter 21 anos ou mais.
Preferências de visto de trabalho
  • Primeira preferência: trabalhadores prioritários.
  • Segunda preferência: Membros de profissões que possuem diplomas avançados ou pessoas de capacidade excepcional.
  • Terceira preferência: trabalhadores qualificados, profissionais e outros trabalhadores.
  • Quarta preferência: Certos imigrantes especiais.
  • Quinta preferência: investidores em empresas americanas que criam empregos.
Como os vistos são atribuídos ano a ano
A cada ano, por lei, o governo dos EUA atribui um número definido de números de visto de imigrante em cada categoria de preferência. Para fins de alocação de vistos, o governo segue seu ano fiscal, que começa e termina em outubro. Isso pode afetá-lo se o governo ficar sem vistos para sua categoria antes de outubro. Nesse momento, você saberá que não tem chance de avançar na lista de espera até o "ano novo" começar em 1º de outubro. Atualmente, o total mundial de números é o seguinte:
Atribuições de Visto de Família
  • Primeira preferência: 23.400, mais quaisquer vistos não utilizados para a quarta preferência
  • Segunda preferência: 114.200, dos quais 77% vão para a categoria 2A, 23% para a categoria 2B
  • Terceira preferência: 23.400, mais qualquer outro não usado para a primeira e a segunda preferência
  • Quarta preferência: 65.000 mais qualquer um não usado para as três primeiras preferências.
Empregos Visa Allotments
  • Primeira preferência: 28,6% do nível mundial de preferências baseadas no emprego, além de outras não necessárias para a quarta e quinta preferências.
  • Segunda preferência: 28,6% do nível de preferência baseado no emprego em todo o mundo, mais qualquer um não exigido pela primeira preferência.
  • Terceira preferência: 28,6% do nível mundial, mais os não exigidos pela primeira e segunda preferências, dos quais mais de 10.000 não são para "outros trabalhadores".
  • Quarta preferência: 7,1% do nível mundial.
  • Quinta preferência: 7,1% do nível mundial, dos quais pelo menos 3.000 reservados a investidores em uma área rural ou de alto desemprego, com 3.000 economizados para investidores em centros regionais.
Isso pode soar como muitos números de vistos, mas muito mais pessoas querem vistos de imigrantes do que podem obtê-los todos os anos. O governo distribui os números dos vistos mês a mês, garantindo que nunca ultrapasse o limite anual.
Também há limites no número de vistos permitidos para qualquer país. Não mais que 7% do número total de vistos a cada ano pode ir para qualquer país, e muitas vezes a porcentagem acaba sendo menor.
Existem mais complexidades na alocação e no número desses vistos, mas uma compreensão completa desses números não ajudará a acelerar o tempo de espera. O importante é saber como mapear seu próprio lugar na lista de espera de vistos.
Mapa do seu lugar na lista de espera por vistos
Todo mês, o Departamento de Estado publica um Boletim Visa , a única fonte de informação sobre períodos de espera de visto. Ele sai mensalmente, por volta do meio do mês, mas não em um dia específico.
Depois de clicar no link acima e acessar o boletim mais recente, você verá dois gráficos para "Preferências patrocinadas pela família" e dois gráficos para "Preferências baseadas no emprego". Esses gráficos informam quando você pode solicitar um visto ("Datas para arquivamento" … ”) E quando o visto realmente pode ser concedido a você (“ Datas finais de ação da solicitação… ”). Embora seja confuso à primeira vista, você poderá percorrer esses gráficos. Aqui está como:
  1. Localize sua categoria de preferência na coluna da esquerda.
  2. Localize o seu país no topo. China, Índia, México e Filipinas costumam ter suas próprias colunas devido ao grande número de candidatos. Como resultado, as pessoas desses países esperam mais do que outros. Todos os outros países estão incluídos na segunda coluna denominada Todas as áreas de cobrança, exceto as listadas.
  3. Desenhe uma linha na sua categoria de preferência e no seu país de origem. Onde as duas linhas se cruzam é ​​o que chamamos de data limite - a data-chave que você comparará com a sua própria data de prioridade (veja abaixo) para traçar seu progresso.
Todo imigrante em potencial tem sua própria data de prioridade - a data em que o USCIS recebeu o I-130 pela primeira vez arquivado pelo peticionário da família ou que o Departamento do Trabalho recebeu o pedido de certificação de trabalho apresentado pelo peticionário do empregador. Você encontrará sua data de prioridade na sua papelada de uma dessas agências. Os futuros imigrantes cujas datas de prioridade são anteriores à data limite listada na tabela desse mês se qualificarão para solicitar um visto (tabela "Datas para arquivamento") ou para receber um visto ou green card (tabela "Datas finais de ação do aplicativo").
Quanto mais cedo sua data de prioridade, melhor você estará, porque isso significa que você está alinhado à frente de outros candidatos. Mas a data limite atual não indica quanto tempo levará até que seu próprio visto ou green card esteja disponível. Apenas lhe dá uma ideia aproximada. Se você subtrair a data limite no gráfico do boletim Visa do mês atual da data de hoje, verá quanto tempo os candidatos anteriores aguardaram. Você pode imaginar que enfrentará uma espera semelhante, mas as coisas podem mudar.
Se seguir os gráficos do Boletim da Visa mês a mês, você poderá notar algumas coisas estranhas. Às vezes, o governo recebe backup dos pedidos de visto e as datas de corte ficam paradas por meses seguidos, enquanto o governo lida com o atraso. Se o governo atingir um enorme impasse, você pode até ver as datas de corte retrocedendo.
Se você tiver sorte, as datas de corte avançarão vários meses do boletim de um mês para o próximo. Isso é uma indicação de que o Departamento de Estado superestimou quantos pedidos de visto ele teve que processar ou conseguiu trabalhar mais rápido do que o previsto.
Outra coisa estranha que você pode ver é uma caixa que contém a letra C ou U, em vez de uma data. A letra C (para "atual") significa que há muitos vistos nessa categoria e ninguém precisa esperar. É como se a data de prioridade de todos de repente estivesse atual. A letra U (para "indisponível") é o oposto; isso significa que todos os vistos foram usados ​​para esse ano. Se, por exemplo, fosse fevereiro e você visse um U na sua categoria, você saberia que poderia se esquecer de se aproximar de um visto até outubro (quando o novo ano começa no processo de alocação de vistos).
Você pode solicitar o envio do boletim Visa mensalmente, por e-mail. Essa é uma ótima maneira de garantir que você não se esqueça de verificar como sua data de prioridade está avançando. Para se inscrever, envie um email para listserv@calist.state.gov e, no corpo da mensagem, digite: Subscribe Visa-Bulletin.
O que fazer quando sua data de prioridade chegar
Um dia, sua data de prioridade se tornará atual; em outras palavras, você finalmente verá uma data posterior ou a letra "C" na tabela de boletins de vistos "Datas para arquivamento". Chegou a hora de avançar com o processo de obtenção do seu visto de imigrante ou green card.
Quando vir que sua data de prioridade está atualizada no gráfico "Datas para arquivamento", não espere o governo ligar para você. Se você não ouvir isso dentro de algumas semanas, entre em contato com o NVC e peça as instruções apropriadas (se você estiver no exterior).
Se você já está nos EUA e está qualificado para ajustar o status (solicite seu visto de green card USCIS) - o que geralmente exige que você esteja no status legal de imigração ou seja parente imediato de um cidadão dos EUA - não precisa esperar para um convite, você pode enviar seu pedido de ajuste de status ao USCIS, mas somente se o USCIS tiver dito que pode usar a data de depósito do Visa Bulletin. (O boletim da Visa informa se o USCIS permitiu que você use a data de depósito daquele mês e essas informações também podem ser encontradas em http://www.uscis.gov/visabulletininfo .)
Se o seu peticionário não disse ao USCIS na I-130 que você estaria ajustando o status, entre em contato com o NVC e diga que está nos EUA agora e estará ajustando o status, para que possa enviar seu arquivo ao USCIS.
Depois de registrar sua solicitação, o Departamento de Estado não poderá conceder a você um visto de imigrante (ou o USCIS não poderá fornecer um green card) até que sua data de prioridade seja atualizada no gráfico "Datas finais de ação da inscrição".
E se ninguém notasse sua data de prioridade atual?
Algumas pessoas esquecem de consultar o Boletim Visa e sua data de prioridade se torna atual sem que sejam notadas. Às vezes, o NVC tentou notificá-los, mas tinha apenas um endereço antigo. Ou, o NVC pode ter falhado em acompanhar o arquivo da pessoa.
Esses problemas podem atrasar ou destruir as esperanças de imigração de uma pessoa.
Você tem um ano após a data da sua prioridade se tornar atual na tabela "Datas finais de ação da inscrição" para solicitar seu visto ou green card. Caso contrário, o governo assume que você o abandonou e fornecerá o número do seu visto para a próxima pessoa na fila.
Você pode ter um argumento para recuperar o número do visto se o governo falhar completamente em entrar em contato com você, mas é melhor evitar essas situações completamente. Mantenha o controle de sua própria data de prioridade e tome medidas para prosseguir com seu aplicativo assim que ele se tornar atual.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: USCIS.gov


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá serconsiderado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Estamatéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e NovaYork. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA