Pular para o conteúdo principal

APLICANTES PODERÃO, A PARTIR DE AGORA, PROCESSAR O USICS EM CASO DE RECUSA OU DEMORA NA ENTREGA DO FOIA


Primeiramente, o que é FOIA (Freedom of Information Act - U.S.C. § 552)?

É uma lei federal que obriga o governo a fornecer, a quem solicitar, toda ou parte das informações que tiver sobre aquele indivíduo que solicitar.  A lei define que o governo é obrigado a entregar estes records a quem os solicitar.

Um tribunal de São Francisco confirmou duas classes de imigrantes e advogados em todo o país, contestando atrasos extremos das agências, na produção de processos de imigração.

No final do ano fiscal de 2018, o USCIS tinha um atraso de 41.320 solicitações pendentes. Isso significa que dezenas de milhares de pessoas não receberam cópia de seus processos e pedidos (FOIA) dentro do prazo estipulado por lei. O USCIS admitiu que 98% dos pedidos de FOIA que recebe são pedidos de cópia de records de aplicantes de vistos ou imigração.

Os impetrantes desta ação alegam que os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) e Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) têm uma prática em todo o sistema de não fornecer acesso aos registros de casos de imigração - chamados de A-Files - dentro dos prazos estabelecidos pela Lei da Liberdade de Informação (FOIA). Sem esses arquivos, os imigrantes e seus advogados estão em grande desvantagem ao avançar com seus casos.

A decisão do tribunal permite que o caso prossiga em nome de todos os non-citizens e advogados com pedidos de FOIA que estiverem atrasados.

A decisão também é significativa porque é a primeira vez que um tribunal certifica uma classe em um processo alegando um padrão e prática de violar o FOIA.

O Tribunal concedeu o direito de qualquer um entrar com ação contra o USCIS porque o problema é amplo. Os indivíduos em todo o país sofrem atrasos significativos na obtenção de seus registros de imigração - atrasos que acabam prejudicando seus casos. Ao conceder a certificação de que esta ação é uma class action garante a todo individuo o direito de processar o USCIS se os mesmos não cumprirem prazos determinados por lei.

Advogados de imigração, como quem vos escreve, tem frequentemente sofrido com demoras de até 6 meses para obter um simples records vindo do USCIS ou do ICE o que com esta ação poderá mudar.

Notou-se durante longos anos que, se o aplicante tivesse “Risco de deportação”, “maior tempo de detenção”, “separação prolongada da família” os records demorariam o tempo máximo permitido por lei.

O Tribunal se concentrou na injustiça inerente a um sistema em que as agências de imigração pressionam por uma rápida resolução de casos de imigração, mas atrasam o acesso aos registros do FOIA para que os non-citizen sejam impedidos de participar totalmente de seus próprios casos: “A ironia é que não deve ser segredo para ninguém que as agências que estão atrasando o direito dos non-citizen de obter cópias oportunas de seus records.

Embora esse caso esteja longe de terminar, já é um começo para assegurar o direito das pessoas, non-immigrant ou immigrant o direito de saber o que o governo sabe sobre eles.

Witer DeSiqueira, Esq.
Law Office of WiterDeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá serconsiderado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Estamatéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e NovaYork. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA