Pular para o conteúdo principal

ATIVISTAS COMEMORAM QUE A SUPREMA CORTE NÃO AGIU SOBRE OS “DREAMERS”

Eles descreveram como uma "vitória" a decisão de manter de lado a questão do Programa de Migração de Ação Diferida (DACA).

Grupos de direitos humanos dos migrantes comemoraram nesta terça-feira "vitória" a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de ficar fora de batalhas judiciais sobre o cancelamento do Programa de Ação Diferida (DACA) e pediu ao Congresso uma solução para os "dreamers"

"É uma boa notícia, uma pequena vitória, mas sabemos que legalmente tudo pode acontecer. No futuro, o Supremo Tribunal Federal poderia mudar a sua decisão, mas por agora parece que eles decidiram dar tempo para o Congresso e a Casa Branca para resolver o problema do DACA", disse Cesar Vargas, co-fundador da Dream Action Coalition.

Enquanto isso centenas dos 690.000 jovens imigrantes indocumentados que entraram no país alguns ainda crianças amparados por este programa criado pelo ex-presidente Barack Obama em 2012 podem renovar as suas autorizações de residência e de trabalho até pelo menos o final deste ano, disse Vargas.

O governo do presidente Donald Trump pediu em novembro, ao Supremo Tribunal para avaliar três casos, a fim de cancelar o DACA, mas o tribunal rejeitou na terça-feira o fazer, no entanto, a decisão ainda vai depender de vários tribunais inferiores.

Portanto, Vargas não descarta que Trump continuara a sua pressão sobre o Supremo para analisar o caso do DACA, especialmente se chegar a um acordo com os democratas para reabrir a administração.

Este fim de semana, Trump propôs fornecer três anos de proteção para os jovens com DACA e pessoas com Status de Proteção Temporária (TPS), beneficiando mais de 430.000 imigrantes, dos quais cerca de 350.000 são centro-americanos, em troca de fundos para a construção do muro na fronteira com o México.

Mas essa proposta foi rejeitada pela liderança e organizações democráticas que trabalham em favor dos "dreamers".

"A decisão de hoje nos dá um pouco de ar para respirar e esperar para ver o que vem a seguir nos próximos meses, mas sabemos que, sob este governo tudo pode acontecer. Acho que devemos começar com a adopção da legislação 'Dream Act', que iria conceder um caminho para a cidadania para todos os dreamers", disse Vargas.

Todd Schulte, presidente da FWD.us, organização pró-imigrante, co-fundada pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, descreveu como decisão "sábia" do Suprema Corte não ouvir argumentos sobre o DACA no momento.

"Não há nenhuma razão para que o Tribunal considere estes casos, neste momento, em um prazo acelerado e antes de muitos tribunais inferiores terem a oportunidade de analisar os casos", disse Schulte, que descreveu o programa DACA como "sucesso incrível".

Ele disse que dúvida de que este governo poderia tomar medidas extraordinárias para terminar o programa, por isso pediu ao Congresso para aprovar proteção permanente para "dreamers".

Karina Ruiz, presidente da Coalizão do Dream Act no Arizona, disse que o Supremo Tribunal entende que esta é uma "questão complexa" e que, com esta decisão, quer "esperar e ver que decisão" pode tomar o novo Congresso, onde Os democratas controlam a Câmara dos Representantes e os republicanos o Senado.

Na sua opinião, a proposta mais recente de Trump para conceder apenas três anos a mais para o DACA é um "insulto" para a comunidade imigrante e que "não resolve o problema" e só pensa em cumprir sua promessa de campanha para construir o muro fronteiriço.

Para ela, agora mais do que nunca é preciso pressionar o Congresso para uma solução "real" e "permanente" para os "dreamers" ser aprovada.


Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

SEJA UM INVESTIDOR NOS ESTADOS UNIDOS E GANHE UM GREEN CARD!

EUA SE PREPARAM PARA RETOMAR OS NEGÓCIOS Mais de 97% da população dos EUA está atualmente sob uma ordem de permanência em casa à medida de diminuir a contaminação pela pandemia do coronavírus. Os números referentes a queda do PIB do país, 4.8%, mostram que os EUA devem voltar as atividades quanto antes à medida que as autoridades pesaram em reabrir o país já no mês de maio. O conselheiro da Casa Branca, Jared Kushner, disse na quarta-feira que está muito confiante de que a América tem todos os testes que o país precisa para começar a reabrir de acordo com o protocolo de segurança do coronavírus. Nesta semana, vários governadores, democratas e republicanos reuniram com o Presidente para ver a melhor forma de reabrir, quanto antes, mas de forma segura e gradual os seus estados. Pelo menos 25 estados lançaram planos ou critérios formais de reabertura a partir de 24 de abril. Na Florida o Governa...