Pular para o conteúdo principal


SE EU SOU UM PROFISSIONAL INDOCUMENTADO, UM EMPREGADOR PODE ME EMPREGAR?

Cada caso é diferente e as respostas variam de acordo com o histórico migratório de cada pessoa. Por favor, consulte um advogado de imigração para receber aconselhamento jurídico personalizado antes de iniciar qualquer procedimento.

P - Eu sou peruano e aos 16 anos entrei nos Estados Unidos com um visto de turista e fiquei morando ilegalmente no país. Agora tenho mestrado em engenharia civil e trabalho como engenheiro em treinamento em uma pequena empresa onde prestamos serviços de engenharia. Eu tenho dois anos de experiência e um ano trabalhando nesta empresa. No próximo ano, serei um engenheiro profissional depois de passar nos exames exigidos. Meu empregador atual pode me ajudar a obter residência permanente? -Daniel H.

R - Daniel, você é um exemplo de superação e eu o parabenizo por ter obtido um mestrado em engenharia civil.

Para fornecer uma resposta mais completa, preciso saber mais informações sobre você e a situação do seu empregador atual para determinar se ele pode ajudá-lo a obter residência permanente nos Estados Unidos.

Por exemplo, é essencial saber o seguinte sobre o trabalho e o empregador:

- Descrição exata e remuneração do trabalho para o qual você será contratado.
- O número de empregados.
- A solvência econômica da empresa.

Ele também tem que analisar se há ou não trabalhadores autorizados nos Estados Unidos que estão disponíveis para fazer esse tipo de trabalho.

Como ter vivido ilegalmente nos Estados Unidos afeta seu caso.

Vamos supor que o seu empregador esteja disposto a patrociná-lo por meio de uma solicitação de mão de obra, todos os requisitos sejam atendidos e eles aprovam a petição. O próximo passo é solicitar um visto de imigrante dentro ou fora dos Estados Unidos.

O fato de você ter vivido ilegalmente no país é um ponto importante a ser considerado neste processo, porque você pode ter que procurá-lo fora do país.

Aqui você se depara com o problema da lei da punição, que o impede de retornar aos Estados Unidos por um período de três a dez anos.

Se você tem que aplicar para um visto de imigrante no exterior e estão sujeitos à lei de punição, você tem que descobrir se é possível pedir um perdão provisório por ter vivido ilegalmente no país (Provisional Unlawful Presence Waiver, em Inglês). Você terá que atender a vários requisitos, incluindo a demonstração de danos extremos a um cônjuge ou pai que seja cidadão ou residente permanente dos Estados Unidos, caso não conceda a você uma residência permanente.

Eu recomendo que você e seu futuro empregador consultem um advogado de imigração antes de iniciar qualquer processo de imigração.


Law Offices of Witer DeSiqueira
Colaboração: Nelson A. Castillo


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

SEJA UM INVESTIDOR NOS ESTADOS UNIDOS E GANHE UM GREEN CARD!

VISTO W – PARA START-UP