Pular para o conteúdo principal

EB-5: O QUE VEM POR AI COM AS MUDANÇAS?

Nenhum segredo

Não é segredo que estamos à beira da publicação de um novo regulamento que trata do programa de imigração de investidores EB-5 nos Estados Unidos. A cada ano, cerca de 10 mil vistos são emitidos para os imigrantes investidores e suas famílias com base no fato de que os principais candidatos investiram no programa e criaram não menos de 10 empregos. O valor exato do investimento depende se o investidor está investindo em um projeto comercial realizado por um centro regional - ou seja, por alguém que não seja o investidor, ou se o investidor está investindo em seu próprio projeto comercial. A grande maioria dos investidores do EB-5 escolhe a opção de centro regional, onde eles são apenas obrigados a investir US $ 500.000 nos EUA por um período de cerca de cinco anos no mínimo ou sem taxas de juros. Uma pequena minoria opta por investir em seus próprios projetos comerciais, normalmente exigindo um investimento de US $ 1 milhão nos EUA. O objetivo do programa é atrair investimentos estrangeiros e criar empregos na América. Essa tem sido a configuração deste programa de imigração por quase 30 anos. Isso é o que está prestes a mudar.

Novos critérios do programa EB-5

Assim que o novo regulamento estiver atualmente passando pelas superfícies das máquinas reguladoras dos EUA, espera-se que esses requisitos de investimento mudem radicalmente. Embora os novos montantes ainda não sejam conhecidos, quando o novo regulamento foi introduzido, ele exigiu US $ 1,35 milhões e US $ 1,8 milhões em investimentos. Mesmo supondo que as quantias reais necessárias possam ser reduzidas, ainda assim haverá um período de ajuste que a comunidade de investidores terá que enfrentar. Um estouro de investidores que se esforçam para se qualificar sob os critérios antigos até que sejam alterados é esperado. Em suma, por um breve período de tempo, os investidores estrangeiros ainda poderão se qualificar sob o programa EB5, investindo apenas US $ 500.000 nos EUA. Esse período de tempo deverá ser de 30 dias após o anúncio da mudança regulatória.

Além dos montantes envolvidos, a maioria das propostas de fixação do programa EB-5 girou em torno do problema das Áreas de Emprego Direcionadas (TEAs) e da atual prática de manipulação da lei nos locais onde os projetos são construídos resultam no que é percebido como qualificação injusta de certas áreas, caso contrário, são claramente inelegíveis para consideração especial. Os oponentes apresentam propostas limitando quantos distritos censitários podem estar em qualquer centro regional e como os distritos podem estar conectados uns aos outros.

O regulamento em discussão provavelmente abordará essas áreas, isto é, o montante a ser investido e os TEAs.

Insuficiências do regulamento

Um dos maiores problemas que o programa EB5 enfrenta é o retrocesso. Investidores da China e, mais recentemente, da Índia, por exemplo, estão presos em longas filas de espera devido aos limites do país que lhes são impostos pelo programa de imigração dos EUA. Não se espera que o novo regulamento traga melhorias nesta área. Também não é provável que o regulamento tenha qualquer impacto sobre os pedidos já apresentados que estão aguardando julgamento. Em outras palavras, provavelmente não será retroativo. Outras propostas relacionadas à integridade não serão introduzidas pelo regulamento e também estão sendo adiadas até que o Congresso aborde o programa. Finalmente, o regulamento não terá impacto sobre o fato de que o programa EB-5 não é um programa de visto permanente. Pelo contrário, é um programa que tem que ser renovado a cada ano ou pouco e espera-se que caia novamente em setembro. Normalmente, o programa é estendido pelo Congresso por sua inclusão em projetos orçamentários omnibus. Não se espera que isso mude através da publicação deste regulamento e, assim, o destino do programa EB5 será novamente testado em setembro deste ano. Muito provavelmente, no entanto, a julgar pela experiência, o programa será estendido novamente naquele momento.

Preparando-se para a mudança

Enquanto aguardamos o anúncio, que é esperado em qualquer dia a partir de agora, seria sensato se preparar para as mudanças. Isso será a realidade para os investidores e seus advogados do EB-5.

Os investidores devem alinhar todos os seus documentos de imigração, incluindo passaportes e documentos civis estabelecendo laços familiares e afins, e, mais importante, a prova da origem e do caminho dos fundos a serem investidos no âmbito do programa EB5. O Serviço de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos (USCIS) exige que os investidores provem (1) que a fonte do capital investido é “legal” e (2) que o investidor tem um “nível de renda” ou acumulou riqueza suficiente para permitir o investimento. O padrão da prova é que é “mais provável que não” que as alegações da petição sejam verdadeiras. A esse respeito, os candidatos precisarão estabelecer que todos os fundos investidos, isto é, os US $ 500.000, bem como quaisquer taxas administrativas adicionais a serem pagas ao centro regional, foram obtidos de uma fonte imaculada que não se misture com outras fontes "poluídas" (até mesmo alguns dólares) que não podem ser explicadas.

Por exemplo, usando os recursos de uma venda de uma casa que foi mantida pelo investidor por muitos anos, muitas dificuldades podem ser evitadas se os fundos provenientes da venda forem mantidos em uma conta bancária separada e não misturados com quaisquer outros fundos. O mesmo vale para documentar o caminho dos fundos enviados ao centro regional. Uma vez que o USCIS se preocupa apenas com os valores investidos e não com o patrimônio líquido do investidor, escolher exatamente quais fundos devem ser usados ​​e documentados e quais são melhor deixados de fora, é uma arte conhecida por habilidosos advogados EB5. Quanto mais tempo o ativo ou a fonte dos fundos forem detidos antes de serem utilizados para o investimento do EB-5, menos evidências são exigidas de sua legitimidade.

Quanto aos advogados do EB5, eles precisarão se preparar para 16 horas por dia no escritório e formar pessoal para o próximo período de 30 dias. Aprimorar os dados do regulamento, uma vez publicados, será crítico.

Em suma, todo mundo precisa segurar seus chapéus, a debandada está prestes a começar. Prepare-se.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA