Pular para o conteúdo principal

CALIFÓRNIA VAI OFERECER SERVIÇO DE SAÚDE GRATUITO A INDOCUMENTADOS

Estado será o primeiro dos EUA a disponibilizar tal benefício, apesar das críticas do presidente Trump.

A Califórnia será o primeiro estado americano a oferecer benefícios de saúde subsidiados pelo governo para indocumentados. A medida foi assinada pelo governador Gavin Newsom na terça-feira, dia 9 de julho, e garante a cobertura a cidadãos de baixa renda de até 25 anos, mesmo sem o status imigratório devido. A iniciativa faz parte do programa estadual Medicaid e deve favorecer cerca de 90 mil pessoas e custará aos contribuintes $ 98 milhões de dólares.

“Nós acreditamos que o melhor caminho é a assistência médica universal. Somos o estado mais anti-Trump da América quando se trata de política de saúde”, comemorou Newsom, ressaltando o forte contraste em relação às políticas de imigração do presidente dos EUA. Aliás, a ideia de garantir benefícios de saúde para os indocumentados é defendida pela maioria dos candidatos democratas à presidência.

Desde 2016, a Califórnia já oferece assistência médica gratuita a menores de 18 anos. Uma pesquisa recente do Instituto de Políticas Públicas, que não tem filiação partidária, mostrou quase 65% dos residentes do estado consideram positiva a cobertura médica subsidiada a jovens adultos indocumentados – numa pesquisa nacional conduzida pela CNN, porém, 59% dos entrevistados em todo o país se manifestaram contrários a esta medida. De acordo com as estatísticas, cerca de 14% dos imigrantes da Califórnia não possuem o status legal.

Parlamentares republicanos daquele estado criticaram a lei, argumentando que Newsom deveria gastar dinheiro em assistência médica para aqueles que vivem legalmente no país. “Seremos um ímã que atrairá ainda mais imigrantes, já que estamos assinando um cheque em branco”, lamentou o republicano Jeff Stone. Trump foi outro que atacou a iniciativa: “É uma loucura o que eles estão fazendo. E isso é muito injusto com nossos cidadãos”, disse o presidente.

Law Office of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA