Pular para o conteúdo principal

A ADMINISTRAÇÃO DE TRUMP PEDIRÁ AO SUPREMO TRIBUNAL QUE PERMITA QUE ELE TERMINE COM O DACA

O Departamento de Justiça afirmou na terça-feira que levaria o "passo raro" de pedir à Suprema Corte que abrisse o caminho para a administração do Trump desmantelar um programa federal que fornece permissões de trabalho para imigrantes indocumentados que viviam nos Estados Unidos desde a infância.

O Departamento de Justiça disse que apresentou um aviso de recurso antes da Corte de Apelação dos Estados Unidos para o Ninth Circuit, buscando derrubar a decisão de um juiz da Califórnia de que o governo não poderia desmantelar o programa da era Obama enquanto um desafio legal para a decisão de encerrar o programa pendente.

A administração do Trump disse na semana passada que solicitará ao Supremo Tribunal que intervenha no caso, na esperança de contornar o 9º circuito em sua tentativa de eliminar progressivamente o programa em março.

O procurador-geral Jeff Sessions disse que "desafia tanto a lei como o senso comum" que um "tribunal de distrito único em São Francisco" parou os planos da administração.

"Estamos agora a tomar o raro passo de solicitar uma revisão direta sobre os méritos desta injunção pelo Supremo Tribunal para que esta questão possa ser resolvida de forma rápida e justa para todas as partes envolvidas", disse Sessions.

O destino dos destinatários do DACA, também conhecido como "dreamers", está no cerne de uma disputa legislativa no Capitólio, que poderia resultar em um encerramento do governo no final desta semana.

O juiz do distrito dos Estados Unidos, William Alsup, em San Francisco, emitiu uma injunção temporária na semana passada, interrompendo o desmantelamento do programa da Trump, enquanto um processo legal para essa decisão está pendente. Ele ordenou ao governo que continuasse a renovar a DACA e autorizasse as 690 mil imigrantes que detinham esse status quando a administração Trump encerrou o programa em 5 de setembro.

No entanto, o juiz disse que funcionários federais poderiam negar a esses indivíduos o direito de retornar aos Estados Unidos se eles viajarem para o exterior. A Alsup também disse que o governo não precisava aceitar novos candidatos.

A Califórnia e outros estados haviam processado a administração Trump por sua decisão de encerrar o programa a partir de março.

O presidente Trump criticou o ex-presidente Obama por criar DACA em 2012, dizendo que ele ultrapassou sua autoridade e que deveria ter sido responsabilidade do Congresso aprovar uma lei. Trump prometeu durante a campanha encerrar o programa.

A decisão da Alsup disse que a Califórnia e outros demandantes mostraram que eles provavelmente teriam sucesso em suas afirmações de que a revogação da administração do Trump do programa de quase seis anos era "caprichosa" e não em conformidade com as leis federais. Ele disse que estados, imigrantes e universidades públicas enfrentaram perdas significativas se um tribunal considerasse que a administração havia agido indevidamente no encerramento do programa.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: The Washington Post Journal



OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA