Pular para o conteúdo principal

COMO FAZER NEGÓCIOS NA COSTA OESTE DOS ESTADOS UNIDOS

A empreitada de começar um novo negócio, ainda mais no exterior, é sempre um desafio. Além de questões burocráticas, como aprender sobre impostos e regulamentação local, é preciso entender como funciona o ambiente de negócios, como é a cultura de relacionamento entre empresários. Relacionamos, abaixo, passo-a-passo e dicas para orientá-lo nesse processo de abertura de um pequeno negócio nos Estados Unidos.

Passo-a-passo da criação do novo negócio

Ainda que a legislação varie de um estado para o outro, há alguns passos básicos que são comuns para a criação de qualquer negócio:
  1. Criar um plano de negócios (Business Plan)
  2. Escolher a estrutura do negócio (LLCCorporation, etc)
  3. Submeter documentos para coleta de impostos
  4. Identificar se seu negócio requer um alvará de funcionamento (permit) e solicitá-lo
Procure também sua Chamber of Commerce municipal para obter informações específicas sobre a abertura de um negócio em sua localidade.

Outra referência muito importante para abrir um negócio nos Estados Unidos é visitar o site do U.S. Small Business Administration (SBA): https://www.sba.gov/. Lá é possível encontrar instruções sobre como obter financiamento, como administrar seu negócio, dentre muitos outros tópicos. O SBA também tem escritórios locais em várias cidades americanas. Não deixe de visitar o escritório mais próximo para tomar decisões bem informadas sobre sua nova empreitada.

Cultura local
O americano da Costa Oeste é casual, contudo, muito profissional. Aqui estão algumas dicas de como estabelecer um bom relacionamento profissional com possíveis clientes e parceiros.
  • Tenha um site em inglês, de preferência, escrito por pessoa falante nativa da língua inglesa que tenha familiaridade com seu negócio. Os americanos estão bem acostumados com diferentes sotaques e não se incomodam com a forma falada, mas a forma escrita deve ser feita em perfeito inglês. Caso não tenha prática de escrever e-mails, cartas e convites, peça ajuda a um local. O SBA também dá algumas dicas para a hora de escrever e-mails de negócios: https://www.sba.gov/blogs/6-unwritten-rules-related-business-etiquette.
  • Respeite prazos, seja pontual. Evite chegar atrasado a um encontro ou mesmo a um telefonema de negócios; 15 minutos são considerados atraso. Somente cancele ou remarque uma reunião se for realmente necessário e procure fazê-lo, de preferência, no dia anterior.
  • Antes de uma reunião em pessoa ou por telefone, estude a experiência profissional da pessoa com quem você irá se encontrar. Seja direto, objetivo, tenha conhecimento do que está falando. Prepare perguntas de antemão para otimizar o tempo da reunião. Tenha em mente que seu interlocutor está dedicando o tempo dele à você e demonstre engajamento e interesse.
  • Os americanos gostam de separar o tempo profissional do pessoal e, com isso, as reuniões costumam ser breves, sem muitas menções a temas pessoais. Quando em reunião de negócios, não exagere no small talk. Trate de amenidades para quebrar o gelo inicial, mas não deixe que o curto tempo de sua reunião seja desperdiçado.
  • Faça follow-up imediato das suas reuniões, agradecendo a disponibilidade do seu interlocutor e destacando os pontos altos da conversa. Sempre escreva uma nota de agradecimento à pessoa com quem se reuniu, à pessoa que lhe fez uma apresentação ou conexão, ou que lhe deu uma dica ou conselho.
  • Ao responder um email, inicie agradecendo pela mensagem recebida: “Thank you for your message…”, “Thank you for your interest in our business…”, “Thank you for your reply…”, etc.
  • Tenha um cartão de visita. Deixe claro o nome da empresa, a melhor forma de entrar em contato com você, e tenha um título que mostre o nível de decisões que você toma dentro da sua empresa. Abaixo, algumas sugestões populares para encomendas de cartões de visitas:
  • Faça um perfil no LinkedIn (www.linkedin.com). Especialmente no Vale do Silício, muitas pessoas preferem fazer suas conexões via LinkedIn.
Veja abaixo os links mais populares para encontrar eventos de networking em diversas áreas:
No próximo artigo falaremos sobre networking.

Mara Pessoni
Law Offices of Witer DeSiqueira
Colaboração: Consulado Brasileiro em San Francisco



OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA