Pular para o conteúdo principal

AINDA SOBRE A MUDANÇA DAS REGRAS NA ALTERAÇÃO DE STATUS

Em 22 de Maio deste ano, publicamos em nosso site um artigo sobre as mudanças no ajustamento de status de visto B1/B2 (negócios/turismo) para F-1 (estudante) “MUDANÇAS NAS REGRAS DE ALTERAÇÃO DE B1/B2 PARA F1”: “A partir de agora quem estiver com status de turista (B1/B2) e quiser ajustar para status de estudante (F-1), deverá também, solicitar uma extensão do I-94. Pois, caso a aprovação da alteração de status demore, o aplicante não poderá ficar ilegal, ou no limbo, aguardando a aprovação...”
Na semana passada publicamos em nosso site a seguinte notícia:                       “ANUNCIADAS NOVAS REGRAS PARA ALTERAÇÃO DE STATUS”.  Esta notícia veio a complementar o anúncio que já havíamos feito com antecedência de mais de 04 meses. E para confirmar que estas novas regras já estão em vigor, tivemos na última sexta-feira, dia 06/10/2017, um appointment  de uma pessoa que está nos EUA com visto B2 e que, desde Abril, entrou com um pedido de ajustamento de status para F1, vindo somente agora em final de Setembro, receber a resposta onde o USCIS, que na verdade é um “evidence request” com um check list enorme (05 páginas) de solicitações de comprovações quase impossíveis de serem atendidas. Tais como:

  • ·         Comprove que você não violou nenhuma lei de imigração.
  • ·         Comprove que você se manteve no status B2 durante este tempo todo.
  • ·         Explique detalhadamente porque demorou para fazer a aplicação do visto F1.
  • ·         Submeta uma prova de que você está dentro de um status B2 (I-94).
  • ·         Escreva detalhadamente todas as atividades que fez dentro dos EUA, como trabalho, viagens, visitas, encontro com amigos, atividades turísticas, etc.
  • ·         Submeta toda documentação que prove o item acima, como tickets de viagens, recibos de hotel, tickets de museus, etc.
  • ·         Submeta uma declaração que comprove que seu trabalho no país estrangeiro está assegurado, apresente uma carta de seu empregador, onde ele esclareça qual a importância do seu estudo para o trabalho.
  • ·         Quando você foi admitido nos EUA você avisou ao CBP que pretendia estudar?
  • ·         Explique porque não falou.
  • ·         Você já tinha intenção de estudar quando aplicou para o B1/B2? Você falou para o agente consular de suas intenções?
  • ·         Submeta uma cópia do seu teste de proficiência em Inglês.
  • ·         Submeta seu bank statement
  • ·         Submeta uma carta onde você enumera todas as suas despesas nos EUA, como moradia, escola, transporte, seguro, etc.

·         Todos os documentos devem ser traduzidos com affidavits.

Pois bem, salientamos mais uma vez os riscos que as pessoas estão correndo em entrar com um tipo de visto nos EUA já com a intenção de fazer uma alteração futura. Isso não mais será aceito facilmente.
Conforme informamos na semana passada, alterações só poderão ser protocoladas após 90 dias no status com o qual o estrangeiro tenha entrado nos EUA. E, para serem aceitas pelo USCIS, deverão estar muito bem embasadas com documentação e justificativas plausíveis. Além disso, junto com a aplicação de alteração de status, deverá o aplicante, em paralelo, pedir uma prorrogação do I-94 para não correr o risco de ficar em overstay e perder o processo. Caso contrário, terá seu pedido denied e ainda poderá ter o visto de turista cancelado, ou numa pior hipótese, em uma viagem posterior, ser deportado por ter ultrapassado o prazo do I-94.
Abaixo colocamos alguns recortes da carta recebida pela pessoa que nos procurou com esta situação difícil, para que todos possam entender a extensão deste problema.

Mara Pessoni
Law Offices of Witer DeSiqueira


                            








OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA