Pular para o conteúdo principal


MUDANÇAS NAS REGRAS DE ALTERAÇÃO DE STATUS DE B1/B2 PARA ESTUDANTE (F1)

Recentemente aconteceu uma mudança de entendimento de procedimento nos USCIS que poderá causar grandes transtornos na vida de pessoas que entram nos Estados Unidos com status de turista (B1/B2) e pedem ajustamento de status para estudante (F1).
A partir de agora quem estiver com status de turista e quiser ajustar para status de estudante, deverá também, solicitar uma extensão do I-94. Pois, caso a aprovação da alteração de status demore, o aplicante não poderá ficar ilegal, ou no limbo, aguardando a aprovação.

Anteriormente, entrava-se com o pedido de ajuste de status e mesmo que aprovação do mesmo houvesse ocorrido após overstayed o I-94, este período sem status não seria considerado uma ilegalidade.

A lei já existia, porém os agentes do USCIS agiam com bom senso, considerando que a aplicação para o ajuste de status havia ocorrido enquanto o aplicante estava com status legal de turista. Porém, após ter sido editada uma Instrução Normativa do USCIS, os agentes estão agindo de forma legalista, seguindo a regra.

O que irá acontecer a partir de agora é que se o ajustamento de status para estudante estiver demorando, e pode demorar indefinidamente, pois depende de vários fatores, entre eles o excesso de processos nos dois únicos centros do USCIS que fazem este procedimento (Califórnia e Vermont), o aplicante deverá pedir uma extensão do status de turista até a aprovação do status de estudante.

Neste pedido de extensão, deverá justificar a razão em função da solicitação de ajustamento de status para estudante.

Como o USCIS é muito confuso, podemos acreditar que irão ocorrer situações em que a extensão do I-94 seja recusada e o status de estudante seja aprovado, ou vice-versa. Ou ainda, poderá ocorrer um conflito de informações, pois serão dois processos diferentes, com mesmo aplicante que cairão em mãos de agentes diferentes e poderão ser incapazes de entender o que está acontecendo, interpretando tudo como sendo fraude.

Outro alerta importante e que está nesta normativa, é que ninguém poderá começar a estudar enquanto não tiver aprovado o status de estudante.

Portanto, quem tem a intenção de entrar nos EUA como turista e lá fazer o ajustamento, se prepare, terá uma longa batalha pela frente.

Mara Pessoni
Law Offices of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA