Pular para o conteúdo principal

COMO PROTEGER SUAS INFORMAÇÕES DA IMIGRAÇÃO


Gostaria de deixar bem claro que a intenção deste artigo é somente que sua entrada nos Estados Unidos e/ou entrevista de imigração seja feita de uma maneira mais tranquila.

A melhor forma de proteger suas informações é simplesmente não levá-las consigo.  SIMPLES! Em nosso programa de rádio semanal na Rádio 
rbg.com já temos falado sobre este assunto várias vezes. 

Cada vez mais os agentes do CBP nos aeroportos dos Estados Unidos estão pedindo para ver e ler seu smartphone.  Como também os tablets e laptops.  

Os tribunais Americanos estão levando em considerando e se baseando na quarta emenda constitucional que permite que oficiais da polícia imigratória possam olhar e revistar os aparelhos eletrônicos de imigrantes sem ordem judicial.

No mês passado um grupo de legisladores apresentou no congresso uma lei que busca coibir este tipo de ação, mas provavelmente não obterá êxito.

Toda pessoa tem o direito de negar a entregar seus dispositivos digitais, mas também o agente do CBP tem o direito de não permitir o imigrante adentrar aos EUA.

Como proteger suas informações?

Apague de seus dispositivos (smartphone, tablets, laptops) tudo que possa ser usados contra você, tais como conversas nas redes sociais em que haja alguma insinuação de intenção de ficar ou trabalhar nos EUA, bem como, devem ser excluídas qualquer postagem que faça apologia à violência, guerras (especialmente EI), tráfico de pessoas, de drogas, etc.

Não existe nenhuma lei que obrigue uma pessoa a portar um dispositivo eletrônico, portanto, se este for dispensável, evite carrega-lo consigo.

Evite todos os aplicativos de bate-papo se estes não forem necessários, seja criterioso com suas postagens em sites como Facebook, Twitter e outros. Tenha cuidado com seus e-mails, faça um pente-fino em tudo para estar seguro de que não há nada que te denigra, prejudique ou denuncie. Agindo assim, se por acaso a imigração vier a pedir seus dispositivos, você poderá apresenta-los sem medo.  Não existe como saber quais aplicativos você apagou. 

Outro alerta importante: Fique off line sempre que estiver esperando sua vez de validar seu visto com o agente consular.  Celular ligado é o mesmo que pedir para revistarem o mesmo. E aí restarão somente existem duas alternativas, entregar ou voltar para casa no próximo voo.

SEJA CUIDADOSO com as fotos que você tenha salvado.  Um caso recente foi de uma peruana que tinha fotos com seu namorado, no Peru, em frente a uma plantação de cocaína.  Foi deportada.  

É sempre bom consultar um advogado de imigração sobre o que fazer, antes de uma viagem.

Witer DeSiqueira, esq.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA