Pular para o conteúdo principal

VISTO O-1 – QUEM PODE APLICAR?

O-1 Status é uma categoria de status de não-imigrante para estrangeiros de extraordinária habilidade nas ciências, artes (incluindo a indústria de televisão e cinema), educação, negócios ou atletismo. Esse é um status relacionado ao emprego que permite que estrangeiros qualificados vivam e trabalhem nos Estados Unidos. O-1 petições só podem ser apresentadas por um empregador dos EUA, um agente dos EUA, ou um empregador estrangeiro através de um agente dos EUA em nome do beneficiário. O visto O-1 é um visto de dupla intenção, o que significa que o beneficiário pode, simultaneamente, buscar o status de residente permanente, enquanto nos EUA, no O-1, sem se preocupar com questões de intenção preconcebidas.

Existem vários tipos diferentes de vistos na categoria O:
·         O-1A - Indivíduos com uma habilidade extraordinária em ciências, educação, negócios ou atletismo.
·         O-1B - Indivíduos com uma habilidade extraordinária nas artes ou a realização extraordinária no cinema ou na indústria da televisão.
·         O-2- Indivíduos que acompanharão um indivíduo O-1 para ajudar em um evento ou desempenho específico.
·         O-3- Indivíduos que são cônjuge ou filhos de O-1 e O-2.
O período inicial de permanência para o status O é de até 3 anos. Uma petição O aprovada terá um período de validade que começa com a data de aprovação e termina com a data solicitada pelo peticionário. Essa data não deve exceder a data que o USCIS determinou ser necessária para concluir o evento ou atividade relacionada ao trabalho que o estrangeiro está nos Estados Unidos. Mais uma vez, este período de tempo não será superior a 3 anos e pode certamente ser inferior a isso. Quaisquer pedidos de prorrogação de estadia serão considerados pelo USCIS e, uma vez determinado o tempo necessário para realizar o evento ou atividade inicial, serão concedidos em incrementos de até 1 ano.

Em que circunstâncias um visto O-1 pode ser solicitado?

Como discutido acima, o status O pode ser buscado por um empregador nos EUA para um estrangeiro quando um evento relacionado ao trabalho ou grupo de atividades exigir que ele ou ela viaje para os Estados Unidos temporariamente. O Code of Federal Regulations define um evento de qualificação como “uma atividade como, mas não limitados a, um científico do projeto, conferência, convenção, uma conferência, série, excursão, exposição, projeto de negócio, ano letivo, ou noivado.” 

Além disso, um trabalho que pode não ter um compromisso específico ou projeto que se encaixa exatamente na definição acima também pode contar, se o trabalho for a “atividade” dentro da área de habilidade extraordinária do alienígena. Atividades como estas podem incluir férias curtas, aparições promocionais e escalas que são incidentais e / ou relacionadas ao evento.

Os benefícios de um O Visa 

O status O-1 distinguem-se de outros status relacionados ao emprego, pois se aplicam a mais tipos de trabalho do que outras categorias de visto, como H ou L. Por exemplo, o status H-1B é limitado a profissionais e não pode ser aplicado para atletas ou animadores como pode o status O-1. Além disso, em nossa experiência, muitos que, buscando o status de não-imigrante depois que a cota H-1B para aquele ano fiscal já foi atingida se candidatarão ao status O-1, se eles se qualificarem. Um dos benefícios do visto O é que ele não tem uma cota anual. 

Outro benefício importante do status O-1 é que é um status viável para buscar estrangeiros sujeitos ao requisito de residência estrangeira de dois anos do programa de intercâmbio de visitantes J-1. Muitas pessoas que detêm ou detiveram o status J-1 ou J-2 não podem obter um visto H ou L até que elas e / ou o detentor primário de status J-1 passe dois anos em seu país de origem após a expiração do prazo. J-1 status ou uma renúncia do requisito de residência de dois anos é obtido. Esses indivíduos podem obter o status O sem cumprir o requisito de residência de dois anos ou obter uma isenção do requisito. Em tais casos, no entanto, o estrangeiro não pode mudar o status para O-1 nos Estados Unidos, mas deve obter um visto O-1 no país de origem após o pedido O-1 ser aprovado pelo USCIS.

Processo de Aplicação O-1 Visa
O peticionário deve apresentar o Formulário I-129, Petição para Trabalhadores Não-Imigrantes, com o escritório do USCIS listado nas instruções do formulário. A petição não pode ser apresentada mais de um ano antes da necessidade real dos serviços do estrangeiro. Para evitar atrasos, o formulário I-129 deve ser apresentado pelo menos 45 dias antes da data de contratação.
O peticionário deve apresentar o Formulário I-129, Petition for Nonimmigrant Worker, e as seguintes provas documentais:
Consulta
Uma opinião consultiva por escrito de um grupo de pares (incluindo organizações trabalhistas) ou uma pessoa com experiência na área de habilidade do beneficiário. Se a petição O-1 for para um indivíduo com realizações extraordinárias em filmes ou televisão, a consulta deve vir de um sindicato apropriado e de uma organização de gestão com experiência na área de habilidade do beneficiário.
Quando uma consulta inclui uma marca d'água ou outros sinais distintivos para confirmar a autenticidade do documento, os peticionários devem enviar ao USCIS a versão contendo a marca d'água ou outros sinais distintivos. Cópias de documentos que não contenham a marca d'água apropriada ou outras marcas distintivas podem levantar dúvidas sobre a autenticidade do documento e podem resultar em atrasos no processamento. Por exemplo, o USCIS pode solicitar que o peticionário envie a versão original do documento. Para evitar atrasos de processamento, os peticionários devem garantir que eles apresentem a versão apropriada e que qualquer marca d'água associada ou outros sinais distintivos sejam legíveis.  

Law Offices of Witer DeSiqueira
Mara Pessoni

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA