Pular para o conteúdo principal

AMLO ACUSA ORGANIZAÇÃO DE FORMAR CARAVANAS PARA OS EUA

A Secretária de Governo, Olga Sánchez Cordero, indicou que é um novo fenômeno migratório.

O governo de Andrés Manuel López Obrador identificou ativistas da organização Pueblo Sin Fronteras como líderes que conduziram caravanas de migrantes da América Central para os Estados Unidos, disse a Ministra do Interior, Olga Sanchez Cordero.

Durante uma viagem de trabalho à capital dos Estados Unidos, Sanchez Cordero disse que a migração através de caravanas já é o novo modelo de migração do Triângulo Norte da América Central, mas acusou a Pueblo Sin Fronteras de estar por trás de sua organização.
"Hoje, o novo modelo mais seguro para os migrantes são caravanas... É um novo fenômeno que não tivemos antes", disse Sánchez Cordero, na manhã de quinta-feira em que ela descreveu a política de imigração em uma apresentação no Instituto de Política de Migração do governo federal.

"Temos, por exemplo, identificados os líderes de organizações não-governamentais  que estão recrutando esses caravanas, especificamente alguns da Pueblo Sin Fronteras", disse Sanchez Cordero, minutos depois de uma pergunta específica sobre quem estaria por trás das caravanas.

Além de sua apresentação no Instituto de Política de Migração, A Secretária Sánchez Cordero visitará a sua homóloga norte-americana, a secretário de Segurança Interna, Kirstjen Nielsen, que vai discutir precisamente a colaboração em questões de segurança das fronteiras e da imigração.

Sem que Sánchez Cordero haja apontado para líderes específicos pelo nome, Pueblo Sin Fronteras, uma organização que, de acordo com seu site, é composta de voluntários que buscam oferecer solidariedade e acompanhar migrantes e refugiados em sua "jornada de esperança".

"Temos que ver quem está promovendo as caravanas, quais organizações estão promovendo essas caravanas, que são os líderes dessas caravanas, como recrutam pessoas e como executam este movimento incomum, muito em breve vai se transformar em algo normal, caravanas para o norte", disse a oficial mexicana.

Segundo Sanchez Cordero, o novo governo mexicano detectou os migrantes da caravana que entraram no país em 17 de janeiro passado com antecedentes criminais e até mesmo alguns procurados pela Interpol. O governo da AMLO vem trabalhando com os países de origem desses imigrantes e os Estados Unidos para acelerar a troca de dados.

Além de sua visita à Nielsen, a Secretária do Interior fez uma apresentação aos funcionários do Banco Interamericano de Desenvolvimento e, de manhã, realizou uma reunião com vários senadores dos EUA, incluindo o republicano Ron Johnson.

Law Office of Witer DeSiqueira

                    
OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA