Pular para o conteúdo principal

CALIFÓRNIA PROÍBE ICE DE USAR BANCO DE DADOS DO DMV

A regra protegerá as informações de mais de meio milhão de imigrantes.

As autoridades federais dos Estados Unidos não poderão usar os bancos de dados de carteiras de motorista do DMV (Department of Motor Vehicle) na Califórnia a partir de 2020 para obter informações sobre imigrantes sem documentos, de acordo com uma nova lei assinada pelo governador Gavin Newsom.

A medida "ajudará a impedir o uso indevido de bancos de dados da polícia estadual contra imigrantes cujo único crime foi entrar ilegalmente nos Estados Unidos", disse Lorena Gonzalez, deputada democrata em San Diego, promotora da medida após a assinatura de a lei encarregada de Newsom.

"Isso garantirá que os moradores da Califórnia não virem alvo ao obter sua carteira de motorista", acrescentou.

A nova lei apenas autoriza o uso de informações de imigrantes indocumentados que obtiveram sua licença em casos relacionados a investigações criminais conduzidas por agências federais.

A iniciativa surgiu depois que, em algumas prisões de imigrantes sem documentos, as autoridades federais de imigração tiveram acesso a cópias de sua carteira de motorista, obtidas por pessoas sem documentos, de acordo com a lei AB60, onde seus dados pessoais apareciam, segundo relatos da mídia.

A lei também autoriza o Procurador-Geral da Califórnia a realizar auditorias para garantir que os usuários do Sistema de Telecomunicações da Agência de Aplicação da Lei da Califórnia (CLETS) cumpram a medida.

"Nosso estado não foi bem-sucedido, apesar de nossa diversidade, nosso estado é bem-sucedido por causa disso", disse Newsom ao assiná-lo.

A lei AB60, que entrou em vigor em 2015, oferece aos imigrantes sem documentos a oportunidade de obter uma carteira de motorista na Califórnia, que na época era considerada importante para melhorar a segurança das estradas no Golden State.

No primeiro ano de seu pedido, quase 605.000 carteiras de motorista para imigrantes sem documentos foram concedidas de acordo com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) e, em abril de 2018, esse número ultrapassou um milhão.


Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA