Pular para o conteúdo principal

TRUMP E SENADORES REPUBLICANOS PROPÕEM SISTEMA DE VISTOS COM BASE NO "MÉRITO"

A medida controversa elimina a loteria de vistos e certas categorias para reunir famílias.

Presidente Donald Trump deu quarta-feira seu apoio a um projeto de lei conservadora que omite uma solução para a população não documentada reduziria pela metade a imigração legal em uma década e estabelecer um sistema de vistos com base no "mérito", chamando-o "mais significativo em meio século" reforma da imigração.

Acompanhado por senadores republicanos Tom Cotton e David Perdue, com o qual a Casa Branca negociou o "Raise Act" segredo iniciativa, Trump disse que "irá reduzir a pobreza, aumentar os salários, e vai poupar os contribuintes milhares de milhões de dólares" para reformar a emissão de Green Cards.

Durante a corrida presidencial, Trump virou-se para um discurso altamente populista e nacionalista na qual ele se apresentou como um campeão dos trabalhadores e chegou à Casa Branca com promessas de combater a imigração ilegal na fronteira e deportar imigrantes indocumentados já no país.

Mas ele também prometeu eliminar o programa de "ação diferida" (DACA) de 2012, que deu proteção a cerca de 800.000 "Dreamers".

A medida não menciona a legalização dos onze milhões de imigrantes ilegais já estabelecidos nos EUA., como também não trata do destino que será dado ao DACA.

Green Card por Competência

A iniciativa "põe fim a migração em cadeia e substitui o nosso sistema (trabalhadores) com baixas qualificações por um sistema de pontos baseado no mérito para receber o Green card", disse Trump.

Assim, o processo será competitivo e irá favorecer os candidatos que falam inglês, tem independência financeira para si e suas famílias, e demonstram habilidades que irão contribuir para a economia dos EUA, e prevenir novos imigrantes de receber assistência pública a partir de "bem-estar" e evita que os trabalhadores americanos sejam "desprezados" no mercado de trabalho.

Este projeto de Lei omite, porém, o fato de que vários setores da economia dependem fortemente de imigrantes com baixos níveis de competências de trabalho, que também contribuem para o crescimento econômico através de impostos e produtividade do trabalho, de acordo com o Fórum Nacional de Imigração.

Em uma declaração conjunta, Cotton e Perdue, senadores republicanos do Arkansas e Geórgia, respectivamente, insistiram que seu projeto vai responder às necessidades da economia e preservará a qualidade dos empregos disponíveis para os americanos.

ESPECIFICAMENTE, O PROJETO DE LEI:

ü  Imigração legal irá reduzir pela metade nos EUA em um década- iria reduzir a imigração legal para o país, cerca de um milhão hoje para 637,960 no primeiro ano da lei, ou uma diminuição de 41%, e 539,958 em uma década, ou o equivalente a uma diminuição de 50%.

ü  Estabelece um sistema de pontos baseado em habilidades de trabalho. Estabelece um sistema semelhante um sistema que já existe para o Canadá e Austrália, para dar maior prioridade aos imigrantes com altos níveis de educação, altas habilidades trabalhistas, que são fluentes em Inglês, tem uma história de "realizações extraordinárias" e outros empresários. Os USA concederiam 140.000 vistos para os títulos de trabalho, mas os imigrantes teriam que acumular 30 pontos para receber um.

ü  Elimina certas categorias de vistos. Embora as preferências estivessem para cônjuges e filhos menores de cidadãos e residentes permanentes, a medida elimina outras categorias de vistos para a família e há parentes adultos próximos. Os EUA permitiria a entrada de imigrantes cujos tipos de vistos foram eliminados se os seus vistos foram emitidos dentro de um ano a partir da promulgação das categorias de direito.

ü  Eliminando a loteria de vistos. Os autores da medida acreditam que a loteria de vistos é cheia de fraudes e não promove a diversidade, como era seu propósito original. Assim, o projeto de lei que eliminaria 50.000 vistos anuais que são concedidos dentro dessa loteria.


ü  Impõe um limite em matéria de vistos para os refugiados. A iniciativa limitando a 50.000 vistos concedidos aos refugiados a cada ano fiscal, que reflete o número médio de vistos concedidos durante um período de 13 anos.

A CRÍTICA DA MEDIDA UNILATERAL

Em meio às lutas partidárias perenes sobre como resolver o problema da imigração ilegal, o projeto de lei republicano para continuar vai enfrentar uma batalha difícil no Congresso: por um lado, muitos republicanos se opõem sistema de imigração mais flexível e, por outro , a maioria dos Democratas pensam que a América precisa de uma reforma abrangente da imigração e também legalização da população não documentada.
O presidente do Comitê Nacional Democrata (DNC), Tom Pérez disse que o projeto de lei impede o reagrupamento família e vai "punir famílias de imigrantes que fazem contribuições valiosas para a nossa economia."

O que é necessário, acrescentou, é uma "reforma abrangente da imigração que aborde os problemas reais do nosso sistema de imigração ... este projeto é não só uma afronta aos nossos valores, também é uma ameaça para a nossa economia."

LIMPEZA ÉTNICA?

Para Sulma Arias, porta-voz do Movimento por uma Reforma Migratória Justa (FIRM), a iniciativa divulgada hoje com grande pompa na Casa Branca é um sinal de que os "nacionalistas brancos estão empurrando sua agenda de limpeza étnica, transformando os imigrantes em bodes expiatórios por sua própria incapacidade de criar um mercado de trabalho que funcione para todos ".
Diz-se, de um "ataque direto a todos os imigrantes, o nosso sistema de imigração legal, e um dos princípios básicos que orientam a imigração, reunificação familiar".
Arias ecoou os argumentos de outros ativistas e pró-imigrantes, como grupos CHIRLA para indicar era que os imigrantes não "roubam" empregos, mas são executivos ricos que enfraquecem o mercado de trabalho e movem empregos para suas operações no exterior, incluindo Trump e sua família.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: laopinion.com


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA