Pular para o conteúdo principal

O LADO POSITIVO DO FIM DO DACA

Nos primeiros dias após o anúncio do fim do DACA daqui a 6 meses, vimos lágrimas, choro e ranger de dentes tanto na comunidade Brasileira como em todo os EUA.  Houve manifestações, inúmeros artigos escritos mal dizendo Donald Trump.  Tivemos análises jurídicas, criticas até mesmo infundamentadas à decisão.  Palavrões sendo publicados contra Jeff Sessions, Trump e legisladores e um total ódio aos legisladores do congresso Americano que não foram capazes de aprovar uma reforma no passado.

Levar o DACA ao final é uma situação triste e incompreensível para quase 800 mil jovens ou mais exato 7,361 Brasileiros, pois a estes foram dados uma esperança de se tornarem legais nos Estados Unidos.  Relembrando que estes jovens teriam que ter adentrado aos EUA até a idade de 16 anos e aqui permanecessem estudando.  Com o DACA eles começaram a trabalhar e a se inserir na sociedade, por isto foram chamados “dreamers” ou SONHADORES, pois sonhavam em bem suceder em seu novo país.

O ponto principal do DACA sempre foi que, era uma solução temporária que acabaria um dia com a aprovação pelo congresso do que se denominara DREAM ACT.  No sentido real da palavra TEMPORÁRIO é o que se acaba.  E acabará em março de 2018.

O Senador Dick Durbin em entrevista na quinta feira a rede MSNBC define o fim do DACA não como o fim, mas sim o começo de uma nova era.  O congresso agora terá que agir e por certo agirá.
Faltam somente 8 votos para que o fim do DACA se transforme no começo do DREAM ACT.

Para tal, no momento eu sou mais otimista que outros advogados de imigração.  É o principio do RECOMEÇO.
O congresso terá de deixar seus princípios ideológicos arcaicos e levar em consideração que 75% dos eleitores de Donald Trump são a favor da permanência dos “dreamers” nos Estados Unidos.
O congresso incluirá por certo os pais destes “dreamers” em sua nova legislação,
Portanto o principio do recomeço esta as portas.
Já há vários anos o sistema de imigração tem se mostrado ineficaz e arcaico não estando em conformidade com a economia evolvente do mercado americano.  
Os Estados Unidos foi e é um país construído por imigrantes e assim continuará a ser com Donald Trump ou sem ele. 

É fundamental que todo imigrante busque ajuda especializada em imigração quando tiver qualquer dúvida ou mesmo queira consultar suas oportunidades de imigração.

Witer DeSiqueira, esq.
Law Offices of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA