Pular para o conteúdo principal

 

COMO O INDOCUMENTADO PODE BUSCAR AJUDA FINANCEIRA DURANTE A PANDEMIA

 

Abaixo, seguem orientações ára quem está em Los Angeles e região, porém, pessoas de outras localidades podem se basear nestas informações para buscar ajuda em suas cidades.

 

Não há dúvida de que milhões de americanos estão lutando para resistir aos efeitos financeiros da pandemia do coronavírus, mas as pessoas que estão ilegalmente nos EUA enfrentam realidades econômicas particularmente difíceis.

 

Eles são uma parte substancial do motor da economia dos EUA: cerca de 7 milhões de trabalhadores do país não têm status legal, muitos deles realizando trabalhos essenciais.

 

Mas quando se trata de ajuda, “infelizmente, os indocumentados não se qualificam para muito. A situação é muito terrível”, disse Angelica Salas, diretora executiva da Coalition for Humane Immigrants Rights, um grupo de defesa mais conhecido como CHIRLA.

 

Existem algumas vias de apoio financeiro

 

Procurar ajuda provavelmente não o tornará um alvo da Imigração e Fiscalização Alfandegária dos EUA, diz Salas. Na maioria das vezes, diz Rigo Reyes, diretor executivo do Escritório de Assuntos de Imigrantes do Condado de Los Angeles, o ICE fica longe de locais sensíveis, como hospitais e bancos de alimentos. Na verdade, diz Reyes, os funcionários do condado estão proibidos de permitir que o ICE acesse as instalações do condado sem um mandado judicial procurando alguém em particular.

 

As informações enviadas à cidade e ao condado de Los Angeles são mantidas em sigilo, afirma Salas. Reyes confirmou que nenhuma das informações coletadas como parte dos programas do condado, como auxílio aluguel, é compartilhada com as autoridades federais. Se o ICE tentasse acessar essas informações, o governo local e a CHIRLA “iriam lutar com unhas e dentes”, diz Salas. O Escritório de Assuntos de Imigrantes do condado está disponível para tratar de questões relacionadas ao recebimento de serviços.

 

O primeiro passo

 

Se você está tendo dificuldades e não sabe onde encontrar ajuda, entrar em contato com o Escritório de Assuntos de Imigrantes do Condado de L.A. é um bom primeiro passo, diz Reyes. “Se você puder fazer apenas uma ligação, eles devem ligar para nosso escritório porque podemos orientá-los durante o processo, responder a quaisquer perguntas em relação ao seu status de imigração para quaisquer programas [de ajuda] e garantir que eles sejam conectados ao lugar certo. ” O número gratuito do escritório é (800) 593-8222.

 

A CHIRLA e outras organizações de direitos dos imigrantes também oferecem esse tipo de assistência. “As pessoas deveriam apenas entrar em contato”, diz Salas. O número gratuito da CHIRLA é (888) 6-CHIRLA.

 

Ficar em casa

 

Desde o início da pandemia, governos locais por toda a Califórnia e outros, promulgaram moratórias sobre despejos. O Condado de L.A. - que se aplica a todo o condado, exceto em cidades que têm suas próprias moratórias - dura pelo menos até setembro e, uma vez suspenso, os inquilinos residenciais terão 12 meses para recuperar o aluguel em atraso. Por causa disso, os locatários que estão nos EUA ilegalmente "não devem entrar em pânico achando que vão perder sua casa", diz Reyes.

 

Se o seu senhorio está tentando despejá-lo e se a pandemia é o motivo pelo qual você não pode pagar o aluguel, entre em contato com o Escritório de Assuntos de Imigrantes do Condado de Los Angeles, Reyes diz: “Podemos garantir que o senhorio não está ultrapassando as proteções que o inquilino tem . ”

 

Você também pode ter direito a isenção de aluguel por meio do Condado de L.A., dependendo de onde você mora. Você pode se inscrever para esse auxílio até 31 de agosto e saber mais sobre a elegibilidade visitando o site da Autoridade de Desenvolvimento do Condado de Los Angeles. “Isso não afeta o status de imigração - o status de imigração de um candidato não é um impedimento”, diz Reyes.

 

Evitando a fome

 

Comece visitando o localizador de despensas do L.A. Food Bank para encontrar a despensa mais próxima de sua casa, diz Reyes. Se você estiver fora da área ou lutando para encontrar assistência alimentar, uma organização de direitos dos imigrantes pode ajudar. A CHIRLA tem orientado as pessoas a lugares que podem oferecer essa ajuda, e esses programas geralmente não discriminam os destinatários com base no status de imigração, diz Salas.

 

Se você for mais velho ou especialmente vulnerável, considere se inscrever no Programa Great Plates Delivered, sugere Reyes. Os aceitos no programa recebem três refeições gratuitas por dia nos restaurantes locais, entregues em suas casas. Vale a pena checar com o escritório do conselho municipal, diz Salas, que pode oferecer opções adicionais de assistência alimentar. E não descarte o CalFresh, diz Salas. “Algumas crianças que são cidadãos dos EUA em famílias sem documentos podem se qualificar para programas de vale-refeição”, diz ela. “Muitos pais não aceitam porque acham que isso vai desencadear uma cobrança pública.”

 

Isso não é uma preocupação, Reyes diz: “Temos que lembrar às pessoas que os serviços recebidos pelas crianças, por indivíduos elegíveis na casa, não serão usados ​​contra o imigrante posteriormente em relação a despesas públicas”.

 

Ajuda relacionada ao trabalho

 

Pessoas que não estão legalmente nos EUA não se qualificam para receber benefícios de desemprego. Mas há outras maneiras de obter ajuda por meio do Departamento de Desenvolvimento de Empregos, diz Reyes. Por exemplo, se você adoecer, se machucar no trabalho ou tiver um membro da família que adoece e precisa de cuidados, pode obter ajuda por meio de programas como seguro de invalidez, indenização trabalhista ou licença familiar paga. Reyes diz que o primeiro passo deve ser entrar em contato com o Centro de Ajuda para Desastres do condado em (833) 238-4450 para saber suas opções. “Não desista”, diz ele. “Eles orientarão você no processo, informarão sobre seus direitos e o que fazer.”

 

Se você acredita que foi vítima de roubo de salário, entre em contato com o condado para obter assistência pelo telefone (800) 593-8222. “Se houver uma disputa salarial, basta ligar para nosso departamento e podemos orientá-los no processo, receber a reclamação se pertencer ao nosso departamento ou conectá-los ao local certo”, diz Reyes.

 

Doações em dinheiro O California Immigrant Resilience Fund, organizado como parte de uma parceria público-privada com o estado, ajuda a fornecer assistência em dinheiro às pessoas afetadas pela pandemia e que não estão legalmente nos EUA. Se você estiver interessado em se inscrever, aja rapidamente, diz Kevin Douglas, diretor de programas nacionais da Grantmakers Concerned with Immigrants and Refugees. “Temos feito doações rotativas aos nossos parceiros conforme as doações chegam”, diz ele, mas o programa está encerrando no próximo mês ou assim. Para solicitar ajuda por meio de organizações parceiras do CIRF, visite a página do site do CIRF em Los Angeles County. Fique de olho nas organizações que fornecem links para seus sites - aqueles que não podem ainda estar em plena capacidade, diz Douglas. Vale a pena entrar em contato com as organizações com links, diz Douglas, mas tenha em mente que "mesmo que alguém tenha optado por ser listado, isso não significa necessariamente que haja dinheiro disponível". Para obter recursos adicionais, aqui está uma  list of relief funds de ajuda elaborados pela Legal Aid at Work, uma organização de serviços jurídicos sem fins lucrativos.

 

Law offices of Witer DeSiqueirqa

Fonte: latimes.com

 

 

 

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA