Pular para o conteúdo principal

COMO OBTER UM VISTO DE ESTUDANTE PARA OS EUA?

Estudar nos Estados Unidos é o sonho de muitas pessoas, porém muitas pessoas desistem desse sonho por não compreender todos os passos e detalhes que envolvem a obtenção de um visto de estudante (F-1). Primeiramente, deve-se compreender que o requisito primordial é a capacidade de comprovar meios suficientes de se sustentar ao longo de toda a sua estadia como estudante, por meios que não sejam o trabalho em solo americano, pois existem restrições para trabalho para os titulares de vistos F-1. Existem algumas exceções (como certos trabalhos no campus e trabalho muito limitado fora do campus) para o trabalho, porém além de difícil obtenção, é necessário apresentar requisitos muito específicos.

Dito isto, vamos ao passo a passo. Você deve primeiro ser aceito em uma escola aprovada pela SEVP. SEVP significa Programa de Visitantes de Estudantes e Intercâmbios. Assim, à medida que você está considerando escolas, verifique se é uma instituição aprovada pela SEVP, pois é condição obrigatória para se obter um I-20 e aplicar para um visto F-1.

Após a escola aceitar sua aplicação para a “pré-matrícula”, você deve pagar a taxa de serviço SEVIS I-901. Para os requerentes de visto F, a taxa equivale a U$ 200, conforme determina o órgão oficial do governo, USCIS. Esta taxa é separada das taxas de visto e quaisquer taxas de administração SEVIS. Depois disso, você receberá o formulário I-20 da sua escola. Você precisará apresentar este formulário durante sua entrevista de visto F-1. Se você pretende levar também cônjuge ou filhos, eles também precisam da I-20, porém não precisam ser listados no SEVIS.

Nesta etapa, você completará seu pedido de visto através do formulário DS-160 devidamente preenchido. Você pagará uma taxa de inscrição não reembolsável e agendará sua entrevista consular. Certifique-se de levar documentos como: confirmação do DS-160, passaporte, comprovantes de capacidade financeira de custeio dos estudos, transcrições acadêmicas, diplomas e comprovantes de vínculos com o Brasil. Ao final da entrevista, você será informado quando você receberá seu visto e seu passaporte de volta.

Lembre-se, planejar com antecedência é muito importante, pois um visto F-1 pode ser emitido até 120 dias antes do dia em que começar a escola, e o indivíduo pode entrar nos EUA com um F-1 até 30 dias antes do primeiro dia da escola.

Obter um visto F-1 exige-se vários procedimentos e documentos, por isso é indicado que se procure o auxílio de um advogado de imigração experiente para que os estudos dos sonhos sejam concretizados com segurança.

Law Offices of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA