Pular para o conteúdo principal

CIDADÃO DOS EUA GANHA AÇÃO JUDICIAL POR SIDO DETIDO PELA IMIGRAÇÃO

Sergio Carrillo receberá US $ 20.000 após uma prisão em Rialto que o levou a passar três dias trancados.

O cidadão americano Sergio Carrillo, que foi detido por agentes de imigração no ano passado e que foi detido por três dias, venceu ontem um processo contra o governo dos Estados Unidos, pelo qual receberá US $ 20.000 de indenização.

Este homem, com 39 anos de idade e de origem mexicana, tornou-se cidadão dos EUA há mais de duas décadas. No entanto, ele foi preso por agentes em 25 de julho de 2016 enquanto faz compras em um Home Depot em Rialto, no Condado de San Bernardino.

A advogada Jennie Pasquarella, diretora dos direitos dos imigrantes da União Americana de Liberdades Civis (ACLU) da Califórnia, disse que o celular de Carillo tocou quando ela estava prestes a entrar na loja e o interlocutor perguntou onde ela estava.

Antes disso, Carrillo - que trabalha como empreiteiro e paisagista - comentou em sua localização, mas quando perguntou quem era o chamador, ele desligou.

Alguns minutos depois, disse Pasquarella, recebeu uma mensagem de texto fazendo-lhe a mesma pergunta. Quando Carrillo chamou o número, o entrevistado disse que também estava no Home Depot e novamente se recusou a se identificar.

A prisão
Ao sair da loja, agentes que usavam coletes que diziam "Polícia" lhe perguntaram se ele era Sergio Carrillo e o prenderam. No entanto, eles se recusaram a dizer o por que.

Um agente com um uniforme de "Segurança Nacional" juntou-se a eles e Carrillo imediatamente declarou que tinham prendido a pessoa errada por ter obtido sua cidadania em 1994.

"Sem explicações, ele foi levado de Rialto para o centro de Los Angeles e depois para o centro de detenção de Adelanto", disse o advogado Pasquarella. "Nós não sabemos por que eles o levaram, mas eles definitivamente estavam procurando um Sergio Carrillo".

No centro de processamento da agência de imigração (ICE), ele foi fotografado e suas digitais foram tiradas. Os agentes emitiram um aviso que ele compareceria em um tribunal de imigração e o acusaram de desacato.

Carrillo foi então levado ao centro de detenção de Adelanto, onde os agentes também ignoraram sua reivindicação de cidadania até que um advogado contratado pela família Carrillo enviou uma cópia do seu passaporte e certificado de cidadania para um agente da ICE.

Finalmente, sua reivindicação de cidadania foi investigada e Carrillo foi liberado, três dias após sua prisão.

De acordo com um processo interposto pela ACLU SoCal e Perkins Coie, Carrillo foi atacado por ser mexicano.

Naquela época, o ICE quebrou com sua própria política afirmando que uma reivindicação de cidadania por uma pessoa presa deve ser investigada imediatamente.

Em vez disso, eles ignoraram os argumentos de Carrillo para verificar seu status de cidadania.
"Quando ouvi a história de Sergio, fiquei surpreso", disse Tyler Anthony, um colega de Perkins Coie em um comunicado.

"Sergio é um cidadão dos Estados Unidos e o ICE não tinha provas para pensar de outra forma. É triste pensar que alguém está potencialmente em perigo de receber esse tratamento e sua história é um lembrete de que devemos responsabilizar o governo".

O que o ICE diz?

"A Lei de Privacidade impede a Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) divulgar informações específicas relacionadas a pessoas que são cidadãos dos Estados Unidos", disse a porta-voz da ICE, Lori K. Haley.

"Dito isto, o ICE nunca tomaria medidas contra ou deteria um indivíduo se houver evidência de que essa pessoa é cidadã dos EUA ... No caso de tal informação virar à luz, a agência tomará medidas imediatas para abordar o assunto".

Ela também acrescentou, em um e-mail, que o ICE apenas processa pessoas para deportação, quando todas as evidências indicam claramente que é um estrangeiro.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Fonte: laopinion.com



OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA