Pular para o conteúdo principal

ICE PODE LIMITAR INFORMAÇÕES SOBRE IMIGRANTES

Foi concedido ao ICE o mesmo nível de sigilo que o FBI. A designação limita a capacidade do público de obter informações vitais sobre o ICE através do FOIA. 

Em um golpe para a transparência do governo, o governo Trump decidiu designar a Imigração e a Alfândega (ICE) como uma "agência sensível à segurança". A medida protege ainda mais o ICE da responsabilidade pública, permitindo que eles retenham ainda mais informações.

De acordo com um memorando vazado do governo , o governo Trump concedeu o pedido da ICE de ser designada uma agência “sensível à segurança” quando se trata da Lei da Liberdade de Informação (FOIA). A designação limita a capacidade do público de obter informações vitais sobre o ICE. Agora, a agência e seu pessoal serão menos responsáveis ​​perante o público.

O FOIA é uma ferramenta importante que fornece às pessoas o direito de acessar informações do governo federal, que inclui o ICE. Embora o objetivo da lei seja a divulgação, não o sigilo, a FOIA inclui categorias de informações indisponíveis ao público. As agências também podem aplicar isenções para reter certos tipos de informações. As agências de imigração há muito tempo aplicam essas isenções liberalmente, de modo que quem solicita as informações é forçado a obtê-las por meio de litígios.

Anteriormente, algumas informações sobre funcionários da ICE em ocupações "sensíveis" - como agentes de campo ou policiais - seriam retidas, mas outras informações poderiam ser divulgadas em resposta a solicitações da FOIA. Isso muda com a designação, concedendo proteções que possivelmente não estão dentro das isenções legais descritas no FOIA.

O memorando afirma que a designação garante que “todas as informações de identificação pessoal (PII) relevantes de todo o pessoal da ICE” sejam retidas ou editadas ao processar solicitações de FOIA. As informações de identificação pessoal incluem informações como nomes, postos de serviço e salários.
Essas informações são essenciais ao investigar reclamações ou alegações de abuso por parte de certos oficiais ou padrões em escritórios ou áreas específicas. Isso se torna muito mais difícil se as informações são mantidas em segredo.

A designação coloca o ICE no mesmo nível dos funcionários do Federal Bureau of Investigations (FBI) e do Serviço Secreto. Mas, diferentemente da ICE, essas agências precisam de algum nível de sigilo e privacidade em torno de funcionários individuais, devido à natureza frequentemente sensível de suas operações.

Infelizmente, isso faz parte de uma tendência sob a administração atual de proteger e elevar os interesses de funcionários individuais às custas do interesse público.


O ICE - e o CBP - tentaram justificar a necessidade de uma designação mais alta, alegando que seu pessoal sofreu mais ameaças e intimidações nos últimos anos. No entanto, o memorando não fornece exemplos disso. A agência também não estabeleceu que tais incidentes resultassem de informações divulgadas pelo FOIA.

De fato, o memorando termina com um lembrete aos funcionários de que eles não devem revelar seus laços com o ICE. Isso levanta uma questão importante. Por que a FOIA se tornou a culpada quando os próprios funcionários da ICE revelaram informações pessoais?

O memorando diz:
“Gostaria de pedir que todos continuemos vigilantes em nossas próprias interações online. O uso irresponsável das mídias sociais e a identificação desnecessária de nossas posições ou afiliação à ICE podem criar o mesmo tipo de risco que essa designação solicitada de OPM pretendia evitar. ”

FOIA é uma das poucas ferramentas preciosas disponíveis para ajudar a manter o governo responsável e transparente para o povo. Essa decisão retira ainda mais a força dessa ferramenta - e sem forte justificativa. Isso torna o governo menos transparente por medo de uma ameaça à segurança que realmente não existe.

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA