Pular para o conteúdo principal

TRUMP ASSINOU DECLARAÇÃO PARA IMPOR TARIFAS AO MÉXICO

Isso foi anunciado pelo chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence.

De acordo com a Casa Branca, as ameaças do presidente Donald Trump de impor tarifas de 5% sobre todas as importações mexicanas a partir da próxima segunda-feira se concretizariam nesta sexta-feira.

Trump assinará hoje a controversa declaração destinada a impor as tarifas, informou Marc Short, chefe de gabinete do vice-presidente, Mike Pence, embora se as negociações fossem bem poderiam "desativar" esses impostos durante o fim de semana.

"O aviso legal irá adiante hoje para fixar tarifas na segunda-feira, mas acho que existe a possibilidade, se as negociações continuarem bem, de que o presidente possa desativá-las em algum momento neste fim de semana", disse Short.

Short elogiaram as autoridades mexicanas por terem proposto novas ideias durante os últimos dois dias de negociações para impedir a chegada de migrantes da América Central, mas disseram que ainda há um "longo caminho a percorrer" para atender aos pedidos de Trump.

As negociações continuam hoje no Departamento de Estado entre representantes dos EUA e da delegação mexicana, liderada pelo ministro mexicano das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.

Ebrard chegou às 9h do horário local (13h00 de Brasília) no Departamento de Estado, acompanhado pela embaixadora do México, Martha Bárcena, e Alejandro Celorio, assessor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do México.

Se as duas partes não chegarem a um acordo, as tarifas entrarão em vigor na segunda-feira para todas as importações mexicanas, que começam em 5% e sobem a cada mês até atingir 25% em outubro, a menos que o país vizinho contenha fluxo migratório através da fronteira comum.

Ontem, a delegação mexicana em Washington informou hoje ao governo que enviará 6 mil soldados de sua Guarda Nacional para a fronteira com a Guatemala para deter o fluxo de imigrantes da América Central.

"Nós informamos o governo dos EUA. que a Guarda Nacional foi formada no México (...) e que a Guarda Nacional é encarregada de cobrir as regiões, coordenando a fronteira sul e nós explicamos que existem 6 mil homens, que serão enviados para lá", disse Ebrard na quinta-feira.

A maioria dos migrantes que cruzam o México com destino ao país fogem das condições de violência e falta de oportunidades econômicas em El Salvador, Honduras e Guatemala.

Atualmente, os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do México, um país que exportou produtos no valor de 328 bilhões de dólares entre janeiro e novembro de 2018 para seu vizinho do norte, representando quase 80% do total das exportações.

Law Office of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA