Pular para o conteúdo principal
O QUE TRUMP SIGNIFICARÁ PARA OS IMIGRANTES?

Já estamos em 2017 e nos últimos dias mais e mais pessoas nos perguntam o que significará Trump para os imigrantes, e vamos tentar aqui demonstrar alguns “insights” sobre Trump.

Primeiramente, os filhos de Trump estão cobrando para que empresários possam falar com o pai deles; cobrar para se falar com o futuro presidente não é nada ético em nenhum país do mundo, ato muitas vezes comum, em países subdesenvolvidos, porém, totalmente absurdo para a cultura americana. Trump troca os pés pelas mãos a cada dia, é só abrir a boca que lá vem BS.

Sábado à noite, new year eve, Mr. Trump enviou uma mensagem de Ano Novo que simplesmente foi descrito pela maioria de BIZARRA.  Ele disse que todos aqueles que não votaram nele são seus inimigos e um bando de perdedores.  Ao contrário do que Trump descreve, a maioria da população votou contra ele e agora estão se mobilizando contra o mesmo.

A oposição a Trump esta se espalhando pior que o mosquito da dengue no Brasil.   No dia de sua posse o Mormon Tabernacle Temple Choir deverá cantar e já existe uma petição com mais de 22 mil assinaturas e na sua maioria de Mormons que não querem ver seu coral associado com Trump.
Vários cantares já pediram demissão do coral se recusando a cantar na posse.   
Radio City Rockettes também estão fazendo o mesmo. 

Mas, Trump fez muitas promessas a seu eleitorado que agora terá de cumprir, aqui temos uma lista do que é possível e o que é impossível fazer. 

- IMIGRAÇÃO -  O MAIOR TERROR DOS INDOCUMENTADOS.  FARÁ O QUE PROMETEU?

Ele pode fazer muito, mas, não será exatamente como disse na campanha eleitoral, pois a maior parte de suas promessas eram promessas eleitorais que saia de sua boca sem pensar nas consequências políticas, financeiras ou fiscais.  A maior parte delas tinha tanto exagero que serão impossíveis de fazer.

- ELIMINAR AS PRIORIDADES DE DEPORTAÇÕES DO GOVERNO OBAMA

O Presidente Obama tentou realizar uma reforma imigratória, mas foi barrado pelo congresso. Obama mudou regulamentos, reduziu as deportações de quem vivia nos EUA por muito tempo e não tivera nenhum embate com a justiça, mas ao mesmo tempo deportou os que se encontravam fora da lei.  

Trump poderá mudar esta regra e colocar prioridades em deportações, mas isto exigirá um tempo longo para ter-se uma política de quem e quais as prioridades de deportações. Deportações em seu primeiro dia como prometeu em campanha JAMAIS.  Para se deportar é necessário dar a qualquer pessoa o direito de resposta em Court se assim desejar e isto leva tempo.

Existe o Direito Constitucional e legal de cada imigrante, documentado ou indocumentado, a ter um “due process”, ou seja, o direito de se defender.  Além do mais as courts de imigração estão tão acumuladas com processos que nada seria feito em menos de 06 meses. 

Na atual fase o governo Americano por meio de seu State Department não tem condições, seja por falta de pessoal ou limites no orçamento, permitirão que no máximo, de 300.000 o 400.000 ilegais serão deportados em 2017.

Existe no momento meio milhão de casos pendentes de pedidos de deportações no sistema jurídico imigratório. Hoje o ICE (Polícia de Imigração) somente autoriza deportações dos que são presos pelas polícias locais e que tenham cometido crimes, ou que sejam uma ameaça à população americana. 

É provável que Trump busque mudar esta regra mas não encontrará suporte em polícias locais uma vez que muitos fundos de ajuda aos imigrantes tem se formado nos últimos dois meses. Além do mais, estão se criando a cada dia, mais e mais “cidade refúgios”.  Falaremos sobre este assunto esta semana na Rádio RBG de Londres.  Sintonizem e ouçam mais detalhes
(https://radiorbg.com/artist/meus-direitos/ ). 

- ELIMINAR A ENTRADA DE REFUGIADOS.

Com certeza o fará. O Presidente determina a quantidade de refugiados que adentram ao país e Trump não é a favor de refugiados.  

- O QUE ACONTECERÁ COM O DACA? SERÁ ELIMINADO?

Trump sempre foi contra este programa que deu legalidade a mais de 700.000 jovens imigrantes e poderá incluir a presença dos pais destes. Existem grandes dúvidas sobre o que Trump fará para os que estão no DACA e se implantará o DAPA.  Deportações em massa contra estes causaria uma série de protestos contra o presidente com a adesão de cidadãos Americanos.  O país entraria em um caos humanitário. Tudo indica que não existirá uma “Trump-Anistia”, mas ele tem suavizado como fala sobre o DACA. 

À Revista TIME, Trump disse que vai trabalhar e fará as pessoas felizes e orgulhosas novamente, o que ele quer dizer? Não sabemos, embora não seja claro como sempre, existe a possibilidade que Trump apoie uma alternativa para os “dreamers”.  Aguardemos. 

- CONSTRUIR O MURO SEPARANDO EUA vs MÉXICO.

Impossível. Nem precisa explicar este assunto novamente. 

- TRUMP TERÁ OUTRO ESTILO DIPLOMÁTICO?

Sim, Trump tem uma natureza controladora e por certo mudará totalmente a maneira no qual seus embaixadores irão agir em países estrangeiros. Uma destas mudanças acontecerá com relação ao Brasil.  Tudo leva a crer que um embaixador muito mais linha dura estará à frente da missão diplomática Brasileira. 


Witer DeSiqueira, esq.

Obs: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução.  Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA