Pular para o conteúdo principal

GOVERNO QUER BARRAR DRIVER’S LICENSE DE INDOCUMENTADOS

Chad Wolf, secretário de segurança interna, já enviou memorando para agências federais sobre o assunto.

Uma das principais notícias do final do ano passado para os imigrantes, especialmente dos estados de New York, New Jersey e estados que liberaram carteiras de motoristas para indocumentados, pode se transformar em pesadelo logo no início de 2020. Isso porque o secretário de segurança interna dos EUA, Chad Wolf, não está disposto a permitir que pessoas com o status imigratório irregular obtenham o documento e tampouco quer restringir o compartilhamento de dados com as autoridades federais.

Em memorando enviado aos órgãos da agência, incluindo o ICE e a US Customs and Border Protection, Wolf solicitou um estudo sobre como as leis afetam seus esforços de imposição para imigração e outras investigações sobre tráfico, contrabando de drogas e contraterrorismo. “Precisamos estar preparados para lidar e combater esses impactos na proteção de nossa pátria”, diz o comunicado.

A lei em New York, por exemplo, entrou em vigor no início de dezembro e os imigrantes fizeram fila para obter as carteiras de motoristas nos Departamentos de Trânsito e Veículos Motores. O estado governado pelo democrata Andrew Cuomo foi o 13º a autorizar os documentos mesmo para quem tem a situação imigratória irregular. Só na cidade de New York, de acordo com dados não-oficiais, estima-se que há cerca de 500.000 indocumentados.

As legislações aprovadas nestes estados proíbem que as informações de potenciais candidatos às carteiras de motoristas sejam compartilhadas com as agências federais, a não ser em caso de determinação judicial. Em New York, o acesso ao banco de dados foi interrompido imediatamente após a lei entrar em vigor.

O objetivo das autoridades estaduais é diminuir o número de pessoas sem seguro, melhorar a segurança no trânsito e permitir melhores oportunidades de trabalho. No entanto, a medida é encarada exatamente de forma oposta por representantes federais. “O governo Trump leva a missão de proteger a Pátria muito a sério, mas essas leis tornam mais fácil para terroristas e criminosos obter documentos fraudulentos”, lamentou a porta-voz do Department of Homeland Security (DHS), Heather Swift.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA