Pular para o conteúdo principal

“O GOVERNO NÃO SABE QUE ESTOU/ESTIVE NOS ESTADOS UNIDOS”
Como uma pessoa que não é cidadã é encontrada pelo sistema?


Existe um programa do governo Americano denominado SAVE (Systematic Alien Verification for Entitlements) que tem todas as informações sobre quem é documentado ou indocumentado.

Em nossos escritórios muitos de nossos clientes questionam se o governo sabe tudo sobre eles. 
A resposta é: Sim.  O governo sabe tudo, ou quase tudo sobre qualquer pessoa que atravessa as fronteiras daquele país, seja legalmente ou ilegalmente.

Se uma pessoa não é cidadã Americana, e utiliza ou já utilizou algum benefício do governo, o governo vai acessar o programa SAVE para encontrar tudo sobre esta pessoa, sua Driver´s License, seu endereço, seu Social Security se verdadeiro ou falso, se usa assistência residencial, Medicare, food stamps ou qualquer outro beneficio público.  

Toda e qualquer agência por meio de um acordo com o governo federal pode acessar essas informações.  O programa informa a agência todas as qualificações, tais como: se residente legal ou ilegal.

O programa SAVE analisa todas as informações contidas no site do Department of Homeland Security (DHS), as entrada e saídas dos Estados Unidos.  Por onde passou, o que fez, enfim, todos os rastros deixados para trás.  É quase impossível uma pessoa viver indocumentada nos Estados Unidos e não deixar rastros, estes rastros contém data de entrada no país, número de passaporte, com quem viajou, quanto tempo pretendia ficar, objetivo da viagem, etc. 

Em mais de 90% dos casos o SAVE responde a indagação em menos de 3 a 5 segundos e nenhuma outra informação é necessária pois ele contém TUDO sobre o imigrante. 

Mesmo quando uma pessoa procura tirar um visto até mesmo de turismo pela primeira vez e não existe muita informação sobre o aplicante, o agente consular vai colocar tudo que pode dentro do SAVE para que, em uma data futura, outro agente se utilize dessas informações.

Nos casos em que o SAVE não consiga obter muita informação sobre o aplicante e precise de mais dados, o mesmo será intimado a regressar e apresentar novos documentos ou documentos suplementares.  Solicitando informações suplementares não significa que o aplicante cometeu algum delito, mas sim que o agente do governo quer colocar mais dados no sistema do governo. 

Após todas as novas informações entregues ao governo forem input no sistema SAVE, normalmente seja qual for o serviço solicitado, desde um visto até benefícios do governo, o agente pedirá outros 20 dias para análise.  O sistema fará uma busca minuciosa de informações a respeito do solicitante e se o SAVE não chegar a nenhum conclusão por certo esta solicitação será negada e será entregue ao solicitante uma carta dizendo para aplicar novamente em data futura pois no momento não possuem nenhuma conclusão. 

Enfim, será que procede a afirmação que alguns fazem de que o “governo não sabe que estou/estive nos Estados Unidos”?

Witer DeSiqueira, esq.


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

  1. Morei em BOSTON 18 ANOS ilegal mas munca usei ou tive nenhum Beneficio do GOVERNO. Mesmo assil se eu aplicar para um novo visto eles vao descobrir que fiquei todo esse tempo la?

    ResponderExcluir
  2. Fui barrada na imigração. Por 3 horas so porque estive aqui 3 meses atrás. Mas fui liberada porque eles ñ acharam nada demais na minha conduta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA