Pular para o conteúdo principal

IMIGRAÇÃO LEGAL PARA AOS ESTADOS UNIDOS

IMIGRAÇÃO LEGAL PAR AOS ESTADOS UNIDOS
Vantagens, riscos, tipos de vistos, tempo, etc.

Diante da crise que assola o Brasil nos últimos anos, o êxodo de brasileiros para outros países, principalmente Estados Unidos ganhou forças e um público distinto daquele que nos anos 80 e 90 migraram em busca do “american dream”. Hoje os imigrantes são, predominantemente, profissionais liberais, pós-graduados, empresários, a maioria bilíngüe e com algum dinheiro no bolso para recomeçar suas vidas.

- Como posso conseguir um visto para morar nos EUA?

Esta é a pergunta que mais ouvimos em nossos escritórios, feita por aqueles que estão dispostos a fazer essa mudança radical em suas vidas. Se o cidadão brasileiro pretende morar permanentemente nos EUA, ele deve buscar os meios legais para obter um visto de imigrante permanente, também conhecido por “Green Card”.

O “Green Card” é uma autorização de residência permanente nos Estados Unidos, com ele o cidadão pode viver, trabalhar, estudar, pagar impostos, ou seja, ser como um americano. Mas até chegar ao “Green Card” há um longo caminho a percorrer. Se você tem intenção de se mudar para os EUA, faça seu projeto em médio prazo, pois demorará no mínimo dois anos para ter sua entrada legal aprovada.

É possível obter um “Green Card” de várias maneiras diferentes. Os Vistos de Imigração mais comuns são por parentesco com cidadão norte americano (pai, mãe, marido, mulher, filhos maiores de 21 anos), mas existem outras possibilidades que vamos discorrer a seguir:

Através do trabalho; são concedidos vistos para trabalhadores com habilidades extraordinárias em todas as áreas produtivas, desde ciências, cultura, esportes, artes, passando também por profissionais liberais cuja profissão tem carência de mão-de-obra nos EUA, tais como: engenheiros, enfermeiros, e até trabalhadores da construção civil com habilidades especiais. Todos os vistos de trabalho passam pela aprovação do Department of Labor (Ministério do Trabalho americano).

Visto de estudante para níveis superiores (mestrado, doutorado, PhD), estes normalmente, ao concluírem seus estudos são convidados pelas próprias instituições de ensino, ou por empresas para permanecerem nos EUA e desenvolverem seus potenciais de conhecimentos naquele país.

Visto de empresário/empreendedor, para aqueles que vão abrir suas próprias companhias ou franquias nos EUA com um Business Plan embasado na geração de empregos e impostos, ou são investidores de projetos aprovados pelo Governo Norte Americano no programa de Visto EB5.

Pessoas que pediram asilo político, refugiados de guerras e estrangeiros que foram vítimas de violência dentro de território norte americano também podem requerer um visto de imigrante permanente.

O portador de um “Green Card” pode entrar e sair dos EUA livremente pode e deve trabalhar pagar impostos como qualquer outro cidadão americano. Apenas não pode votar nem se candidatar a nenhum cargo eletivo, e nem pleitear emprego no Governo Federal.

- Quanto tempo demora a aprovação de um visto de imigração?

Se você quer imigrar legalmente, tire as palavras “rápido” e “fácil” de seu vocabulário. Nada em imigração é rápido ou fácil. Costumamos dizer em nossas reuniões com clientes que imigração não é uma ciência exata, pois cada agente de imigração que analisa um processo pensa e age de um jeito, pois não há regras muito específicas e as decisões são quase sempre subjetivas. Um processo de imigração pode levar de dois a dez anos dependendo do tipo de visto solicitado. Um visto “L1A” (empresário/executivo) demora em média dois anos, já um visto de irmão americano para irmão estrangeiro leva pelo menos dez anos para ser aprovado.  Como dissemos, não é fácil nem rápido, nem tampouco barato, se assim fosse, não existiriam milhões de ilegais no país. Porém, as benesses de viver legalmente nos Estados Unidos compensam os esforços.
Vale ressaltar que “Green Card” não é cidadania. Para se tornar cidadão americano é necessário já estar com um “Green Card” por cinco anos e é outro processo, porém mais rápido e fácil.



Mara Pessoni
Tecnóloga em Comércio Exterior
Law Offices of Witer DeSiqueira

www.witeradvogados.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA