Pular para o conteúdo principal



O que é Section 214(b)?
A famosa Section 214(b) que muitos conhecem ao receberem um visto negado é parte do Immigration e Nationality Act (INA) e declara:
Todo estrangeiro é pressuposto a ser um imigrante até que ele estabeleça para satisfação do agente consular, no momento da aplicação para entrada, que ele tem direito a um visto de não imigrante.
Isso quer dizer que antes de você ser aprovado para um visto, você tem que provar que vai retornar ao seu pais de origem. Tem que provar que não tem intenção de abandonar seu pais de origem, nem de estabelecer residência nos EUA. A lei coloca sob a sua responsabilidade provar que não é um provável imigrante e você tem que fazer todo o possível para mostrar isso.

O que constitui Strong Ties ?

Laços fortes (Strong Ties) com o seu pais de origem diferem de pais para pais, de cidade para cidade e de pessoa para pessoa. Alguns exemplos podem ser família, trabalho, casa, contas bancarias. São os vários aspectos da sua vida que ligam você ao seu pais de residência, sua família, seu trabalho e profissão. Cada pessoa tem uma situação diferente. Por isso que não existe uma formula especifica para ter um visto.
Os oficiais consulares são conscientes dessas diferenças. Durante a entrevista para o visto eles irão considerar todos os aspectos do seu caso. Por exemplo, em caso de aplicantes muito jovens, que ainda não possuem laços satisfatórios, sera analisado as intenções da viagem, a situação da família e os planos de longo prazo do interessado com respeito ao seu pais de origem.


Se tiver meu visto negado sob a Section 214(b) isso é permanente?
Não. O oficial consular poderá reconsiderar seu caso se você mostrar evidências convincentes de laços fora dos EUA. Você deve consultar um advogado de imigração para saber como seria o processo de re-aplicar para o pedido. Porém, infelizmente algumas pessoas não qualificam para um visto de não imigrante independente de quantas vezes elas re-apliquem, ate que a situação econômica, profissional e/ou pessoal mude.

Amigos ou familiares nos EUA podem ajudar?
Eles poderão enviar uma carta convite ou de suporte a sua vinda, mas isso não é uma garantia de que o interessado vá receber o visto. Você deve qualificar para um visto de não imigrante baseado nas sua situação pessoal, e não baseado em um sponsor americano.

O que fazer se tiver um visto recusado sob 214(b) ?
Seja realista e analise sua situação pessoal. Se você acha que realmente tem vínculos e que algo não foi mostrado como deveria ser, escreva isso num papel e tente uma nova entrevista. Também revise os papeis que você já apresentou para o consulado, procurando por informações incompletas e que possam ser melhor esclarecidas. Para re-aplicar, você deve ter algum fator novo. Não tente re-aplicar com a mesma documentação anterior, pois seu pedido muito provavelmente sera negado novamente. Você tem que mostrar que algo mudou, para melhor, na sua aplicação para que a mesma possa ser considerada pelo oficial consular.

Alguns exemplos podem ser:
Você explicou a sua situação de forma acurada?
O oficial consular deixou de ver alguma informação que você tinha?
Existe alguma informação adicional que você possa apresente que demonstre laços com o seu pais de origem?
Lembre-se que cada vez que você for para um entrevista, você tem que pagar a taxa consular, independente de ter ou não o visto. Portanto, não tente ir novamente, sem ter algo novo para apresentar.


Quem pode influenciar o cônsul para reverter uma decisão negativa?
As leis de imigração dão ao cônsul plenos poderes para as decisões de quem pode ou não ter um visto. Eles tem a palavra final em todos os casos de pedido de visto. O departamento de estado dos EUA tem autoridade para rever as decisões consulares, mas essa autoridade é limitada pela interpretação da lei e não pela determinação dos fatos. Para determinar se você tem ou não os laços com seu pais de origem é um fato. Portanto isso cai na exclusividade do oficial consular para resolver. Somente com novos fatos (laços) você pode mudar essa situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA