Pular para o conteúdo principal

MILHARES DE IMIGRANTES DEPORTADOS POR CAUSA DO COVID-19

Quase 10.000 imigrantes foram deportados sob emergência por conta da pandemia. As autoridades de imigração têm maior possibilidade de ação contra imigrantes sem documentos.

O governo do presidente Donald Trump deportou quase 10.000 imigrantes desde 21 de março, ou seja, 500 indocumentados por dia.

As autoridades usaram as medidas emergenciais de saúde pública de coronavírus que deram ao escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) ampla autoridade para expulsões.

Os imigrantes que entram na fronteira com o México são deportados em 96 minutos, para esse país ou para seus países de origem, principalmente a América Central.

"Os movimentos reduziram drasticamente o número de detidos nas estações de fronteira, onde temem que o coronavírus se espalhe", disseram autoridades citadas pelo The Washington Post.

É relatado que o CBP tem atualmente menos de 100 detidos sob custódia, abaixo dos quase 20.000 no mesmo período durante a crise nas fronteiras de 2019.

"Aqueles que não têm documentos ou não têm documentos ou autorização são expulsos", confirmou Mark Morgan, comissário interino do CBP.

O funcionário reconheceu que os pedidos de asilo também caíram consideravelmente, não por falta de candidatos, mas porque as autoridades praticamente "fecharam" a opção.

"Não se trata de imigração", disse Morgan. “É sobre saúde pública. Trata-se de apresentar estratégias agressivas de mitigação e contenção.”

Os riscos de expulsões em massa

As deportações durante a pandemia podem espalhar o risco de contágio pelo vírus que causa o COVID-19 e "colocar o planeta em risco", além de enviar migrantes e pessoas que procuram asilo de volta a condições de perigo e instabilidade, informou quarta-feira, Grupo de Trabalho Latino-Americano.

"Nossa organização denuncia fortemente o encerramento total de asilos impostos pelo governo do presidente Donald Trump na fronteira com o México e a continuação das deportações durante a pandemia global", afirmou a organização, conhecida por seu acrônimo em inglês LAWG, em comunicado.

Por mais de um ano, o governo Trump estabeleceu um programa chamado Protocolo de Proteção aos Migrantes (MPP), pelo qual envia ao México aqueles que chegam à fronteira sul dos Estados Unidos e solicitam asilo. Esses migrantes devem esperar no país vizinho pelo processamento de seus pedidos.

Da mesma forma, o governo mantém sua taxa de deportação de imigrantes sem documentos, enviando-os para o México ou para seus países de origem na América Central.

"Apelamos ao governo Trump para rescindir imediatamente sua política de fechamento de fronteiras a pessoas que buscam asilo, cessação de deportações e libertação de imigrantes atualmente detidos em centros de detenção", observou o grupo.

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA