Pular para o conteúdo principal

JUÍZES PEDEM QUE TRIBUNAIS DE IMIGRAÇÃO FECHEM AS PORTAS 

Juízes de imigração pedem que federais fechem tribunais durante pandemia

Chamando os tribunais de imigração tradicionais como "um exemplo do que não fazer" para impedir a disseminação do novo coronavírus, a Associação Nacional de Juízes de Imigração renovou seu pedido na quarta-feira para o governo federal fechar os tribunais que ainda estão em operação.

Representando os 440 juízes americanos que ouvem casos nos EUA em tribunais de imigração, o sindicato dos juízes disse que uma pesquisa com 69 tribunais de imigração em todo o país revelou que apenas alguns tribunais estão fechados, enquanto mais de 60 permanecem abertos em operações completas ou limitadas.

A juíza Ashley Tabaddor, presidente da Associação Nacional de Juízes da Imigração, disse em uma entrevista ao Courthouse News que o Departamento de Justiça respondeu à pressão para fechar os tribunais de imigração de uma “maneira incremental” e “está tentando manter a ótica da fachada com um tribunal aberto. "

“O governo federal deve modelar as melhores práticas para conter a propagação desse vírus. Os tribunais abertos de imigração são um exemplo do que não fazer. Juízes, advogados, promotores e litigantes estão sendo forçados a se reunir em tribunais e edifícios onde há casos confirmados de coronavírus e onde as pessoas estão visivelmente doentes”, disse Tabaddor em comunicado.

Os juízes de imigração também estão interagindo com guardas e detidos que viajam de um lado para outro das instalações de detenção onde o Covid-19 foi confirmado, acrescentou Tabaddor.

"O Departamento de Justiça dos EUA está arriscando a vida de litigantes e funcionários do tribunal e colocando em risco o público, facilitando a propagação de uma doença mortal. É hora de fechar os tribunais e passar para um modelo completo de teletrabalho para os casos de emergência - agora”, acrescentou.

Tabaddor disse que a Associação Nacional de Juízes de Imigração está preocupada com "padrões opacos" para quando alguns tribunais são fechados e por quê.

Sua preocupação foi ecoada pela consultora sênior de políticas da Associação Americana de Advogados de Imigração, Laura Lynch, que afirmou haver inconsistência entre os tribunais quando o Escritório Executivo de Revisão da Imigração é informado de um caso positivo do Covid-19 em que uma pessoa esteve em um tribunal de imigração.

Ela disse que o EOIR notificou o público sobre o fechamento de tribunais por meio de postagens no Twitter, que às vezes são publicadas quase meia-noite na noite anterior ao fechamento de um tribunal.

"É profundamente perturbador que o EOIR não esteja compartilhando publicamente quando indivíduos relataram que testaram positivo ou estão exibindo sintomas para o Covid-19", disse Lynch.

“A falta de transparência da agência pode ter sérios impactos na saúde do público. É hora das agências de supervisão investigarem por que esse governo se recusa a ser transparente sobre essa ameaça imediata à segurança pública”, acrescentou.

A representante do Sindicato dos Profissionais de Imigração e Alfândega da Federação Americana de Funcionários do Governo Local 511, Fanny Behar-Ostrow, disse nesta semana que apenas cinco juízes de imigração em todo o país ainda estão exigindo que advogados do governo apareçam pessoalmente. Três dos juízes são localizados em El Paso, Texas, um em Eloy, Arizona, e outro em Honolulu, Havaí, disse Behar-Ostrow.

Behar-Ostrow disse que não conhecia o raciocínio dos juízes para continuar exigindo audiências pessoais. Ela disse que o Memorando do procurador-geral do EUA William Barr para os advogados que os designam como "funcionários essenciais" durante a pandemia "não fazem sentido para nós", pois as audiências de detidos e não detidos podem ser adiadas.

Tabaddor disse que as audiências de fiança podem ser "conduzidas com informações de barebones" por telefone, porque as duas considerações sobre se um detento imigrante deve ser condicional na comunidade é se são um perigo para a sociedade ou um risco de fuga.

"Você não precisa realizar uma audiência prolongada de asilo com horas de testemunho pessoalmente", disse Tabaddor. "Você precisa distinguir entre audiências do tipo emergência e outras audiências".

Lynch concordou, observando que as audiências são processos civis que podem ser em grande parte adiados até que a emergência de saúde pública seja retirada enquanto a Imigração e a Alfândega exercerem seu poder de liberdade condicional de pessoas fora da detenção de imigração.

A chamada revive um memorando conjunto sem precedentes de juízes, promotores e advogados de imigração, em março, pedindo o fechamento emergencial dos tribunais de imigração em conformidade com as diretrizes de saúde pública para retardar a disseminação do coronavírus.

Três semanas depois, os tribunais permanecem abertos.

Desde então, os membros da Associação Nacional de Juízes da Imigração relataram ter sido expostos ao Covid-19 durante o trabalho, de acordo com a organização.

Houve vários incidentes relacionados à exposição ao coronavírus em Nova York, o epicentro do surto dos EUA, onde um juiz de imigração no Tribunal de Imigração de Varick deu positivo para a doença e tem pneumonia. Um membro da equipe e um advogado também testaram positivo.

Em Fishkill e Ulster, Nova York, há nove casos confirmados de Covid-19 entre agentes penitenciários que transportam detidos para o tribunal.

Um advogado de imigração em Atlanta testou positivo um dia depois de aparecer em um tribunal lotado, segundo a organização.

Os processos judiciais de imigração ainda estão em andamento em Oakdale, Louisiana, onde cinco prisioneiros de um centro de detenção próximo morreram de Covid-19. Um advogado e um membro da equipe do tribunal também testaram positivo para a doença

Law Office of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA