Pular para o conteúdo principal

É POSSÍVEL UM BRASILEIRO NATO PERDER A SUA NACIONALIDADE POR ADQUIRIR NACIONALIDADE NORTE-AMERICANA?

De acordo com a Constituição Federal de 1988, existem 03 tipos de brasileiros natos, sendo 02 considerados de maneira automática (item a e b) e 01 dependente de cumprimento de requisitos (item c). Vejamos:

A - Aqueles que nasceram no Brasil de pais brasileiros ou de pai e/ou mãe estrangeiros. No último caso, qualquer dos pais não pode estar a serviço do seu país de origem;
B - Os que nasceram no estrangeiro, desde que o pai brasileiro e/ou a mãe brasileira estejam a serviço do Brasil;
C - Aqueles nascidos no estrangeiro de pai e/ou mãe brasileira que não estejam a serviço do Brasil, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou que venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de alcançada a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
É possível o brasileiro nato perder a nacionalidade brasileira?

Sim, é possível o brasileiro nato perder a nacionalidade brasileira, caso venha a adquirir outra nacionalidade. Inclusive, pode ser até extraditado do Brasil por não ser mais considerado brasileiro.
Entretanto, o brasileiro nato não irá perder a nacionalidade brasileira se:
a) houver reconhecimento de nacionalidade originária (por descendência, exemplo: Italianos e Portugueses) pela lei estrangeira ou;
b) houver imposição de naturalização, pela norma estrangeira, para que o brasileiro possa permanecer em seu território ou para que possa exercer a cidadania naquele país.
Como o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendido a questão da perda de nacionalidade de brasileiro nato por adquirir nacionalidade norte-americana?
Neste caso em específico, o STF tem decidido que o brasileiro, que já possuir o Green Card e optar por adquirir a nacionalidade norte-americana, perderá a nacionalidade brasileira.

Isto porque o Green Card permite livremente a moradia e o trabalho nos Estados Unidos da América (EUA). Desta maneira, a aquisição da nacionalidade norte-americana não ocorreu em razão de exercício da cidadania, mas sim por livre e espontânea vontade daquele que a requisitou.
Porém, não é uma perda automática. É necessário que haja uma denúncia e que tramite todo um processo legal, dando espaço para ampla defesa e contraditório do cidadão em questão.

Em nosso canal do YouTube: Witer Advogados – esta semana publicamos um vídeo do Professor de Direito Internacional, Dr. Ahyrton Lourenço, no qual ele trata deste assunto com mais detalhes. Assita:


Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA