Pular para o conteúdo principal

DESCOBERTA DE GRANDE TÚNEL NA FRONTEIRA

Passagem tinha mais de mil metros de extensão e contava com sofisticado sistema de drenagem e até elevador.

As autoridades americanas anunciaram a descoberta do maior túnel de contrabando já descoberto na fronteira com o México. A passagem, com cerca de 1.313 metros de extensão (equivalente a mais de 10 campos de futebol), liga uma área industrial de Tijuana a uma região no sul da San Diego, na Califórnia. O trabalho foi sofisticado: a cerca de 21 metros abaixo da superfície, os criminosos construíram um extenso sistema de carris, um sistema de ventilação, cabos e painéis elétricos de alta tensão, um sistema de drenagem e até um elevador.

No interior, o túnel tem 5.5 pés (1,67m) de altura por 2 pés (60 cm) de largura. Apesar da descoberta, a polícia de imigração não efetuou qualquer prisão. “A investigação continua e estou confiante de que nosso trabalho duro e nossa dedicação à defesa da lei levarão a futuras prisões e apreensões”, justificou o agente especial da Patrulha da Fronteira. Já Cardell T. Morant, que coordena os trabalhos por parte da Homeland Security, acrescentou que os contrabandistas gastaram muito dinheiro e tempo na construção da passagem. “Eles sempre nos surpreendem”, admitiu outra autoridade de imigração.

O túnel foi descoberto no ano passado, mas a divulgação foi feita esta semana para não atrapalhar as investigações. Ao longo dos anos, a força-tarefa recorreu a dispositivos de radar de penetração no solo para ajudar a farejar túneis, mas o solo rochoso e a rede de sistemas de esgoto interconectados que atravessam a área de San Diego interferem na tecnologia.

Este, é claro, não foi o primeiro túnel descoberto na fronteira com o México. A primeira passagem foi achada em 1990 e, segundo as investigações, estava ligado à gangue do chefão das drogas Joaquín “El Chapo” Guzmán, então líder do cartel de Sinaloa. O criminoso usou o recurso para transportar drogas para os EUA sem ser detectado. Desde então, as autoridades desenterraram dezenas de túneis ao longo da fronteira sul dos Estados Unidos, do Texas à Califórnia.

Law Office of Witer DeSiqueira
Fonte: www.acheiusa.com  

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA