Pular para o conteúdo principal

QUAL A MELHOR POSTURA EM UMA ENTREVISTA DE VISTO OU DE IMIGRAÇÃO?

Sempre orientamos nossos clientes sobre como ser portarem em entrevistas de vistos ou de imigração. Para facilitar essas orientações, conversamos por e-mail, com uma ex-agente consular, Kathryn Berck, que se propôs a responder algumas perguntas que nos proporcionam a compreensão da visão do agente consular ou de imigração.

1 - Qual a melhor resposta em uma entrevista?
   - A melhor resposta será sempre a VERDADE.

2 – Como um agente consular decide se aceita ou rejeita uma solicitação de visto?
     - Na maioria das vezes, o agente consular apenas faz seu trabalho, seguindo o procedimento padrão claro e específico. Porém, no decorrer da entrevista, ele pode perceber alguma atitude suspeita do aplicante, ou alguma resposta contraditória que poderá levar a uma negativa.

3 – Os agentes consulares recebem as informações dos aplicantes com alguma antecedência?
     - SIM. O próprio sistema faz uma checagem muito profunda nos dados do aplicante e seus correlatos que possivelmente estejam nos EUA. O agente consular terá acesso também a todas as entrevistas anteriores que o aplicante tenha feito com qualquer officer consular em qualquer parte do mundo. Quando o aplicante é chamado para a entrevista, o agente consular talvez saiba mais coisas do aplicante do que ele próprio.

4 – Por que os agentes consulares ou de imigração às vezes são rudes e grosseiros?
     - Não é nada pessoal com você. É um jogo cênico para ver sua reação, e dependendo de como for esta reação, as suspeitas aumentarão. Ficar nervoso, vermelho, gaguejar, não conseguir responder corretamente, são erros gravíssimos que podem levar a uma negativa. Portanto, esteja preparado para o “mau humor” do agente, não se deixe envolver. Trate-o com educação e respeito, mesmo assim.

Os agentes consulares e de imigração têm os seguintes itens a seu favor:

TREINAMENTO:
Agentes consulares e de imigração são treinados para fazerem perguntas corretas para cada visto específico. Eles conhecem as regras, requisitos e procedimentos, documentação e as políticas de visto ditada por Washington, DC. O treinamento os tornam muito bons, pois os ensinam ir sempre direto ao assunto e fazerem as perguntas corretas.

EXPERÊNCIA:
Uma resposta inteligente que você acha que dará ao agente em relação à sua solicitação de visto, provavelmente já foi ouvida centenas de vezes por este agente.

INTUIÇÃO:
Anos de experiência ensinaram aos agentes a ter intuição sobre cada aplicante, a maneira como se portam, como respondem às perguntas, a linguagem corporal, hesitações, demora em responder ou responder rápido demais, tudo isso faz com que o agente tenha uma opinião sobre o aplicante.

AMBIENTE:
O país onde está atuando faz com que o comportamento do agente perante o aplicante seja diferente, pois a cada país, há uma política de imigração diferenciada de acordo com as estatísticas de fraudes e de ilegalidades. Um país como o Japão tem muito mais vistos aprovados do que o Brasil, por exemplo, pois o perfil do japonês em geral, não demonstra intenção em fraudar a imigração, já o brasileiro imigra ilegalmente em um número muito elevado. Portanto a postura do agente é diferenciada para cada país.

ERRAR É SINAL DE PRECAUÇÃO:
Na dúvida, o agente consular irá negar o visto. Na dúvida, o agente imigratório irá deportar o cidadão. Eles preferem pecar pelo excesso do que pela falta.

Enfim, estas são algumas orientações que passamos aos nossos leitores, que poderão ser úteis em alguma aplicação ou imigração futuras.

Ouça ao Programa Meus Direitos da Rádio RBG, e saiba mais detalhes:

Law Offices of Witer DeSiqueira


OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer
EB-5: O QUE VEM POR AI COM AS MUDANÇAS? Nenhum segredo Não é segredo que estamos à beira da publicação de um novo regulamento que trata do programa de imigração de investidores EB-5 nos Estados Unidos. A cada ano, cerca de 10 mil vistos são emitidos para os imigrantes investidores e suas famílias com base no fato de que os principais candidatos investiram no programa e criaram não menos de 10 empregos. O valor exato do investimento depende se o investidor está investindo em um projeto comercial realizado por um centro regional - ou seja, por alguém que não seja o investidor, ou se o investidor está investindo em seu próprio projeto comercial. A grande maioria dos investidores do EB-5 escolhe a opção de centro regional, onde eles são apenas obrigados a investir US $ 500.000 nos EUA por um período de cerca de cinco anos no mínimo ou sem taxas de juros. Uma pequena minoria opta por investir em seus próprios projetos comerciais, normalmente exigindo um investimento de US $ 1