Pular para o conteúdo principal

GREEN CARD DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA – LEI VAWA
Vítimas de violência doméstica podem requisitar um Green card.
Recentemente tem surgido na mídia vídeos de pessoas que trabalham com imigração, não são advogados de imigração, são os chamados ‘consultores” de imigração, aconselhando outras pessoas a se tornarem vítima de violência doméstica para conseguirem um Green Card, com slogans do tipo: “apanhe do marido e ganhe um Green Card! ”. Isso é um absurdo, um incentivo à violência doméstica, porém, há sim a possibilidade de as vítimas de algum tipo de violência conseguirem um Green Card.
Se você é vítima de violência doméstica e não é cidadão ou residente permanente nos EUA, pode ser elegível para protocolar sua própria aplicação no que é comumente chamado de "Green card da violência doméstica". Geralmente, esses vistos são concedidos a imigrantes (incluindo aqueles que não possuem documentação adequada) que cooperam com a aplicação da lei para ajudar a processar seus agressores.
A seguir, apresentamos uma visão geral das proteções de visto para não cidadãos e residentes não permanentes vítimas de violência doméstica, que são autorizadas sob uma provisão da Lei de Violência contra as Mulheres (VAWA – Violence Against Women Act).
O Green Card da violência doméstica:
Normalmente, os Green Cards (documentos de status de residente permanente) são obtidos quando um membro da família ou um empregador patrocina a solicitação de um imigrante para residir nos Estados Unidos de forma permanente ou a longo prazo. Porém, se você reside nos Estados Unidos e é uma vítima de violência doméstica, pode solicitar um Green card sob o VAWA.
Se você atualmente não reside nos Estados Unidos, mas seu agressor é um funcionário do governo dos EUA ou membro dos serviços uniformizados, você ainda pode registrar seu próprio Green card se tiver sido abusado por um cidadão americano ou residente permanente enquanto presente nos Estados Unidos. Enquanto imigrantes indocumentados não são imediatamente elegíveis, você ainda pode receber proteção do governo se você qualificar para um visto especial de não-imigrante chamado de um visto de U.
visto U não concede acesso automático aos benefícios governamentais, mas você será elegível para consideração pelo Departamento de Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS).
Benefícios de um Green Card de Violência Doméstica
Quando você solicita um Green card de forma independente, sem que um cidadão norte-americano seja apresentado em seu nome, você é um "auto requerente". Os peticionários que recebem o status de residência permanente também têm direito ao seguinte:
  • Residência permanente nos EUA, desde que você não cometa uma ofensa que o torne removível de acordo com a lei de imigração dos EUA;
  • Uma oportunidade de trabalhar em qualquer ocupação de sua escolha, incluindo a opção de iniciar seu próprio negócio ou corporação;
  • Proteção pelas leis dos EUA, estaduais e locais;
  • Capacidade de sair e entrar novamente nos EUA à vontade, enquanto de posse de seu Green card;
  • Direito de solicitar ajuda financeira patrocinada pelo governo para o ensino superior e receber taxas de ensino "no estado" ou "residentes";
  • Direito a benefícios previdenciários adequados;
  • Capacidade de patrocinar seu cônjuge ou filhos menores solteiros menores de 21 anos para obter o status de residência permanente;
  • Elegibilidade para a cidadania dos EUA.
No entanto, você deve ter em mente que não receberá o direito de votar nas eleições do governo.
Elegibilidade para um Green Card de Violência Doméstica
A elegibilidade é determinada pelo seu relacionamento com o agressor. Você é elegível para solicitar um Green card de violência doméstica se estiver em alguma das relações familiares abaixo:
Cônjuge
Se você é cônjuge de um cidadão dos EUA, pode ser elegível para solicitar um Green card doméstico em duas situações: ou você é um cônjuge que foi abusado por um cidadão dos EUA ou residente permanente (por exemplo, seu marido ou esposa é abusador) ou um cônjuge cujo filho foi abusado por um cidadão americano ou residente permanente (por exemplo, seu marido ou esposa está abusando de seu filho).
Pai/Mãe
Se você é pai de uma criança abusiva que é cidadão americano ou residente permanente (ou seja, seu filho ou filha é seu agressor), você está qualificado para registrar documentos de status de residente permanente.
Criança
Se você é um menor solteiro, com menos de 21 anos e foi abusado por um dos seus pais que é cidadão dos EUA, você é elegível para protocolar uma petição de Green Card. Se você tem filhos, também pode incluir os nomes deles em sua petição. Se você é maior de 21 anos, mas ainda não tem 25 anos, ainda pode protocolar como menor de 21 anos, desde que possa comprovar que o abuso foi o principal motivo pelo qual não foi possível protocolar antes dos 21 anos.
Requisitos adicionais
Além dos critérios de relacionamento, há condições adicionais que você precisará cumprir, dependendo do seu relacionamento com o agressor. Abaixo citamos alguns destes requisitos adicionais:
Para cônjuges abusados
Além do requisito de que seu relacionamento conjugal atenda aos critérios listados (ambos os mencionados acima e vários critérios adicionais no site do USCIS ), há vários outros fatores que você deve conhecer como cônjuge abusado. Para ser elegível para residência permanente devido à violência doméstica, você deve comprovar:
  • Sofreu violência ou extrema crueldade por seu cônjuge cidadão dos EUA, ou cônjuge residente permanente (ou seu filho sofreu nas mãos de seu cônjuge),
  • Entraram no casamento de boa-fé, e não apenas para benefícios de imigração, ou seja, que este casamento não seja fake;
  • Residiu com seu cônjuge;
  • Seja uma pessoa de bom caráter moral.
Para crianças abusadas
As crianças vítimas de abuso também devem atender a certos critérios adicionais. Se você está solicitando um Green card de abuso doméstico por ter sido abusado por seus pais (que é cidadão dos EUA ou residente permanente), você deve:
  • Sofreu violência física ou extrema crueldade por seu cidadão dos EUA ou pai / mãe residente permanente;
  • Residiu com seus pais abusivos;
  • Ser uma pessoa de bom caráter moral (presume-se que uma criança com menos de 14 anos seja uma pessoa de bom caráter moral).
Para pais abusados
Além da exigência de que seu relacionamento com seu filho ou filha abusivo atenda aos critérios listados para ser elegível para residência permanente devido à violência doméstica, os pais abusados ​​devem comprovar que:
  • Sofreram violência física ou extrema crueldade por um filho ou filha, cidadão dos EUA;
  • Ter residido com o filho ou filha abusivo;
  • Seja uma pessoa de bom caráter moral.
Busque ajuda legal para entender melhor a violência doméstica e a possibilidade de um Green Card
Viver com medo do seu parceiro doméstico, mas não ter a liberdade de começar de novo sozinho pode ser uma situação trágica. Felizmente, a lei federal oferece aos imigrantes indocumentados vítimas de violência doméstica uma maneira de ajustar seu status e obter um Green card. Se você quiser saber mais sobre o Green card da violência doméstica, é uma boa ideia entrar em contato com um advogado de imigração para discutir sua situação específica e verificar se você se qualifica para isso.

Mara Pessoni
Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRESCE ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE BRASILEIROS PRESOS NA FRONTEIRA COM ...

ESTUDO PREVÊ REDUÇÃO NA IMIGRAÇÃO LEGAL EM 2021 Segundo especialistas, as medidas impostas pelo presidente Donald Trump para dificultar a legalização de novos imigrantes terão reflexos negativos na recuperação econômica do EUA pós-pandemia e poderão reduzir a imigração legal em até 49%. Até o próximo ano, Donald Trump terá reduzido a imigração legal nos Estados Unidos em 49%, desde que se tornou presidente. E isso terá um impacto significativo na recuperação do País pós pandemia; segundo revelou um estudo realizado pelo National Foundation for American Policy. “O crescimento médio anual da força de trabalho nos Estados Unidos, um componente essencial do desenvolvimento econômico da nação, será aproximadamente 59% menor como resultado das políticas de imigração do governo, se essas políticas continuarem” diz o estudo. Para embasar a pesquisa, os especialistas levantaram números que revelam que em alguns casos, como na legalização de estrangeiros que se casam com amer

BIDEN SOFRE PRESSÃO PARA RELAXAR RESTRIÇÕES DE VIAGEM AOS EUA